Quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 - 08h07
A Prefeitura de Porto Velho realiza na próxima sexta-feira (12), a 1ª feira de produtos agroecológicos intitulada “Saberes e Sabores”. O local será o pátio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semgric), à Rua Mario Andreazza, zona Leste da cidade, ao lado da Semob, a partir das 7 horas. Na ocasião, haverá almoço para os convidados a base de produtos cultivados sem agrotóxico. Também será lançado o hambúrguer de peixe, que poderá ser inserido na merenda escolar.
O secretário Leonel Bertolin (Semagric), disse que a feira faz parte do Programa Municipal de Fomento de Produtos Agroecológicos, que prevê inicialmente a implantação de 12 unidades demonstrativas (hortas). Uma delas será inaugurada na quinta-feira (11), às 8h30min, no Ramal Maravilha, margem esquerda do Rio Madeira. “Essas hortas servirão de modelos para quem já cultiva produtos agroecológicos e também para os interessados em entrar nesse ramo de negócio”, afirma Bertolin.
Sete unidades demonstrativas já são realidade, sendo duas no distrito de Extrema (uma no pátio da Escola 13 de Maio), uma na associação de mulheres em Rio Pardo e quatro em Porto Velho, sendo duas no Setor Chacareiro, a do Ramal Maravilha e outra na Linha 32, sentido Acre. As demais estão em fase de estudos pela equipe da Semagric para definir os locais, mas o secretário afirma que dará prioridade aos agricultores interessados que moram nos distritos de Nova Califórnia, Jaci-Paraná e União Bandeirantes.
Conforme o agrônomo Micon Rodrigues, um dos responsáveis pelo projeto, os produtores interessados na tecnologia receberão toda assistência por parte da equipe técnica da Semagric para implantar e cuidar da horta (que será cultivada em estufas), trator para fazer a gradagem da terra e calcário para corrigir o solo e garantir boa produção. Rodrigues tem o apoio da também agrônoma Cláudia Boff, parceira dele no projeto.
Bertolin acrescenta que as horas ecológicas fazem parte do programa de gestão do prefeito Mauro Nazif para fortalecer a produção agrícola, especialmente de produtos sem agrotóxicos, como forma de melhorar a renda dos agricultores e promover a saúde da população. O programa é destinado aos pequenos produtores da agricultura familiar, para que tenham acesso às novas tecnologias e atuem de forma mais organizada. O secretário também garante que será destinado um espaço na Feira do Produtor para a comercialização dos produtos agroecológicos.
Fonte: Augusto José
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,