Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 17h02
A Prefeitura de Porto Velho assinou nesta quinta-feira, 06, o termo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Governo Federal. Com a adesão, a inspeção sanitária que era realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) passará a ser feito pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dipoa/SDA/Mapa) ou pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), caso o Estado também faça a adesão ao programa.
A adesão, assinada pelo secretário João Leonel Bertolin, da Semagric, aconteceu durante a realização do I Seminário sobre Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal realizado pela Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO). O evento teve a participação de várias instituições ligadas ao setor produtivo e do gestor nacional do Sisbi-Poa, Fernando Fagundes, do Mapa.
Para o secretário Leonel Bertolin, a migração da inspeção municipal para o sistema nacional representa um grande avanço para o município, haja vista que há três anos, quando assumiu a pasta, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) existia, mas não funcionava. “Não havia veterinário para realizar o trabalho. De imediato contratamos três profissionais para que o SIM saísse do papel.
O grande avanço apontado pelo secretário Bertolin com a adesão, além da garantia de produtos de qualidade na mesa dos portovelhenses é que com a migração do sistema as empresas que já são fiscalizadas pela inspeção municipal vão poder comercializar com outros municípios e estados. Atualmente elas só podem comercializar dentro de Porto Velho.
O programa
O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.
Além disso, é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica. Qualquer estabelecimento em nível municipal ou estadual que produza produtos de origem animal pode aderir ao sistema.
A equivalência e consequente adesão ao Sisbi-POA passa por uma série de auditorias do Dipoa, que avalia a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de inspeção e a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)