Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho adere ao sistema de inspeção sanitária nacional


A Prefeitura de Porto Velho assinou nesta quinta-feira, 06, o termo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Governo Federal. Com a adesão, a inspeção sanitária que era realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) passará a ser feito pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dipoa/SDA/Mapa) ou pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), caso o Estado também faça a adesão ao programa.

A adesão, assinada pelo secretário João Leonel Bertolin, da Semagric, aconteceu durante a realização do I Seminário sobre Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal realizado pela Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO). O evento teve a participação de várias instituições ligadas ao setor produtivo e do gestor nacional do Sisbi-Poa, Fernando Fagundes, do Mapa.

Para o secretário Leonel Bertolin, a migração da inspeção municipal para o sistema nacional representa um grande avanço para o município, haja vista que há três anos, quando assumiu a pasta, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) existia, mas não funcionava. “Não havia veterinário para realizar o trabalho. De imediato contratamos três profissionais para que o SIM saísse do papel.

O grande avanço apontado pelo secretário Bertolin com a adesão, além da garantia de produtos de qualidade na mesa dos portovelhenses é que com a migração do sistema as empresas que já são fiscalizadas pela inspeção municipal vão poder comercializar com outros municípios e estados. Atualmente elas só podem comercializar dentro de Porto Velho.

O programa
O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.

Além disso, é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica. Qualquer estabelecimento em nível municipal ou estadual que produza produtos de origem animal pode aderir ao sistema.

A equivalência e consequente adesão ao Sisbi-POA passa por uma série de auditorias do Dipoa, que avalia a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de inspeção e a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos.

Fonte:  Joel Elias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)