Porto Velho (RO) sábado, 25 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Política

População vai discutir segurança das barragens nesta segunda-feira

Para Follador existe risco e a população não Pode ser surpreendida como em Bumadinho


População vai discutir segurança das barragens nesta segunda-feira - Gente de Opinião

Responsável pelos principais embates em defesa dos interesses do Estado de Rondônia e das populações atingidas por barragens, o deputado Adelino Follador (DEM) propôs para esta segunda-feira (6), as 9h, na Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública para discutir a segurança das barragens em Rondônia.

O deputado justificou sua decisão informando aos seus pares do teor de um relatório da Agência Nacional de Águas (Ana), impactante, segundo ele, para toda sociedade e desastroso as comunidades de Jaci Paraná e para alguns bairros da região metropolitana de Porto Velho. Segundo esses dados existem atualmente 35 barragens no território rondoniense, e dessas 22 foram classificadas de alto risco.

“Ora, a população precisa tomar conhecimento dessa situação e se manifestar enquanto há tempo”, disse Follador convocando a população para a audiência, e afirmando que o relatório da Ana é sintomático, e exige uma tomada de posição urgente, de modo que se possa antecipar aos acontecimentos, para não ser surpreendida e enganada como foi a população de Mariana (MG) com o desastre na barragem de Brumadinho.

Adelino Follador disse que é obrigação de todos – deputados e sociedade – questionar e exigir das autoridades ambientais federais, estaduais e municipais, todas as providências relativas a vistorias de funcionamento e aos laudos de segurança dessas barragens. “Precisamos conhecer a verdade sobre esses projetos – usinas -, que até aqui trouxeram mais preocupação e problemas do que solução para Rondônia e seu povo”, disse o deputado.

Depois de falar das usinas de Santo Antonio e Jirau, citou a situação do Município de Ariquemes que concentra o maior número de barragens com potencial de dano, sendo cinco das 22. As barragens em Rondônia são de produção de energia elétrica, rejeito de minérios, irrigação, contenção de resíduos industriais e aquicultura. Ele explicou que são quatro barragens destinadas à contenção de rejeitos de minério, sendo três instaladas em Itapuã do Oeste e uma em Ariquemes, em circunstância de operação semelhante à barragem de Brumadinho.

Por tudo isso, Follador disse que é muito importante reunir todos os segmentos na Assembleia Legislativa para debater as questões que envolvem a segurança das três grandes usinas hidrelétricas de Rondônia (Samuel, Santo Antonio e Jirau) e também das outras que integram a lista com potencial de risco para o meio ambiente e principalmente para a população.

Mais Sobre Política

Ex-presidente Lula é contra o fora bolsonaro neste momento

Ex-presidente Lula é contra o fora bolsonaro neste momento

Consultado pela direção do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que neste momento é contra a palavra de ordem Fo

Crise no setor leiteiro é debatida durante audiência pública na Assembleia Legislativa

Crise no setor leiteiro é debatida durante audiência pública na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (16) audiência pública para tratar dos avanços e desafios da cadeia produtiva em Rondô

Laerte Gomes denuncia cartelização e combinação de preços pelos laticínios

Laerte Gomes denuncia cartelização e combinação de preços pelos laticínios

Durante a audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (16), para debater os desafios da cadeia produtiva do leite, o presidente da Asse

Vereadora Cristiane Lopes requer asfalto para ruas do bairro Igarapé

Vereadora Cristiane Lopes requer asfalto para ruas do bairro Igarapé

A vereadora Cristiane Lopes (PP), esteve no bairro Igarapé, desta vez no cruzamento das ruas Maria de Lurdes com Alba, zona Leste da cidade, para conv