Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

População vai discutir segurança das barragens nesta segunda-feira

Para Follador existe risco e a população não Pode ser surpreendida como em Bumadinho


População vai discutir segurança das barragens nesta segunda-feira - Gente de Opinião

Responsável pelos principais embates em defesa dos interesses do Estado de Rondônia e das populações atingidas por barragens, o deputado Adelino Follador (DEM) propôs para esta segunda-feira (6), as 9h, na Assembleia Legislativa, a realização de uma audiência pública para discutir a segurança das barragens em Rondônia.

O deputado justificou sua decisão informando aos seus pares do teor de um relatório da Agência Nacional de Águas (Ana), impactante, segundo ele, para toda sociedade e desastroso as comunidades de Jaci Paraná e para alguns bairros da região metropolitana de Porto Velho. Segundo esses dados existem atualmente 35 barragens no território rondoniense, e dessas 22 foram classificadas de alto risco.

“Ora, a população precisa tomar conhecimento dessa situação e se manifestar enquanto há tempo”, disse Follador convocando a população para a audiência, e afirmando que o relatório da Ana é sintomático, e exige uma tomada de posição urgente, de modo que se possa antecipar aos acontecimentos, para não ser surpreendida e enganada como foi a população de Mariana (MG) com o desastre na barragem de Brumadinho.

Adelino Follador disse que é obrigação de todos – deputados e sociedade – questionar e exigir das autoridades ambientais federais, estaduais e municipais, todas as providências relativas a vistorias de funcionamento e aos laudos de segurança dessas barragens. “Precisamos conhecer a verdade sobre esses projetos – usinas -, que até aqui trouxeram mais preocupação e problemas do que solução para Rondônia e seu povo”, disse o deputado.

Depois de falar das usinas de Santo Antonio e Jirau, citou a situação do Município de Ariquemes que concentra o maior número de barragens com potencial de dano, sendo cinco das 22. As barragens em Rondônia são de produção de energia elétrica, rejeito de minérios, irrigação, contenção de resíduos industriais e aquicultura. Ele explicou que são quatro barragens destinadas à contenção de rejeitos de minério, sendo três instaladas em Itapuã do Oeste e uma em Ariquemes, em circunstância de operação semelhante à barragem de Brumadinho.

Por tudo isso, Follador disse que é muito importante reunir todos os segmentos na Assembleia Legislativa para debater as questões que envolvem a segurança das três grandes usinas hidrelétricas de Rondônia (Samuel, Santo Antonio e Jirau) e também das outras que integram a lista com potencial de risco para o meio ambiente e principalmente para a população.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)