Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 - 12h10
Partido aprovou decisão de orientar filiados e simpatizantes a votarem pelo ‘Sim’
A luta pela emancipação política e administrativa dos distritos de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia ganhou um reforço de peso. Dirigentes do PMDB aprovaram a decisão de orientar seus filiados e simpatizantes a votarem pelo ‘Sim’ no plebiscito que será realizado no próximo dia 28. A decisão foi comunicada na reunião conjunta dos Diretórios Estadual e Municipal, no fim da semana passada.
De acordo com o presidente do Diretório Municipal de Porto Velho, engenheiro Abelardo Townes de Castro Neto, o partido decidiu se posicionar e orientar o voto, porque a maioria da população da Capital não conhece o sofrimento dos moradores, distantes quase 400 quilômetros da sede do município.
O presidente regional do partido, senador Valdir Raupp, esclareceu que a criação do novo município, a partir do rio Abunã, não vai trazer qualquer prejuízo a Porto Velho, com relação a usina hidrelétrica de Jirau. Há um certo temor, devido a falta de informações, de que com a emancipação da Ponta do Abunã, a Capital poderia perder recursos da usina Jirau para o novo município. “Não altera em nada. Jirau continua pertencendo a Porto Velho, que terá ainda mais recursos”, tranqüilizou Raupp.
O senador lembrou que quando foi governador, apoiou a criação de 11 novos municípios e não se arrependeu. Depois que adquiriam a autonomia administrativa e financeira, só cresceram.
“Os moradores da Ponta do Abunã sofrem demais. São mais de 300 quilômetros de distância da sede, não é justo ficar nesta dependência. Por isso, estamos orientando o voto sem qualquer dúvida”, acrescentou Raupp.
Preocupação
Valdir Raupp demonstrou preocupação com a abstenção que pode ocorrer. Segundo ele, se não houver um envolvimento maior dos envolvidos no plebiscito, todo o esforço pode ser em vão. “São necessários 50% mais um voto de todos os eleitores da Capital, e não só apenas dos distritos envolvidos. Isto tem que ficar bem claro, assim como a obrigatoriedade da votação para os eleitores cujo voto é obrigatório (dos 18 aos 70 anos)”, observou o líder peemedebista.
Fonte: Valbran Júnior
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)