Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PONTA DO ABUNÃ: PMDB orienta voto pela emancipação


 
Partido aprovou decisão de orientar filiados e simpatizantes a votarem pelo ‘Sim’


A luta pela emancipação política e administrativa dos distritos de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia ganhou um reforço de peso. Dirigentes do PMDB aprovaram a decisão de orientar seus filiados e simpatizantes a votarem pelo ‘Sim’ no plebiscito que será realizado no próximo dia 28. A decisão foi comunicada na reunião conjunta dos Diretórios Estadual e Municipal, no fim da semana passada. 

De acordo com o presidente do Diretório Municipal de Porto Velho, engenheiro Abelardo Townes de Castro Neto, o partido decidiu se posicionar e orientar o voto, porque a maioria da população da Capital não conhece o sofrimento dos moradores, distantes quase 400 quilômetros da sede do município. 

O presidente regional do partido, senador Valdir Raupp, esclareceu que a criação do novo município, a partir do rio Abunã, não vai trazer qualquer prejuízo a Porto Velho, com relação a usina hidrelétrica de Jirau. Há um certo temor, devido a falta de informações, de que com a emancipação da Ponta do Abunã, a Capital poderia perder recursos da usina Jirau para o novo município. “Não altera em nada. Jirau continua pertencendo a Porto Velho, que terá ainda mais recursos”, tranqüilizou Raupp. 

O senador lembrou que quando foi governador, apoiou a criação de 11 novos municípios e não se arrependeu. Depois que adquiriam a autonomia administrativa e financeira, só cresceram. 

“Os moradores da Ponta do Abunã sofrem demais. São mais de 300 quilômetros de distância da sede, não é justo ficar nesta dependência. Por isso, estamos orientando o voto sem qualquer dúvida”, acrescentou Raupp.

Preocupação

Valdir Raupp demonstrou preocupação com a abstenção que pode ocorrer. Segundo ele, se não houver um envolvimento maior dos envolvidos no plebiscito, todo o esforço pode ser em vão. “São necessários 50% mais um voto de todos os eleitores da Capital, e não só apenas dos distritos envolvidos. Isto tem que ficar bem claro, assim como a obrigatoriedade da votação para os eleitores cujo voto é obrigatório (dos 18 aos 70 anos)”, observou o líder peemedebista. 

Fonte: Valbran Júnior

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

Assembleia aprova R$ 3,7 milhões para compra de medicamentos

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana, por unanimidade, o Projeto de Lei 1036/2025, de autoria do Poder Executivo, que

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)