Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Projetos garantem reajuste de 5,5% e atualizam regras de progressão funcional.


Servidores da Alero comemoram as aprovações dos projetos (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Servidores da Alero comemoram as aprovações dos projetos (Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO)

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). As propostas preveem a revisão anual dos vencimentos e alterações no Plano de Carreira, Cargos e Remuneração.

O Projeto de Lei Complementar 186/2026, de autoria da Mesa Diretora, concede reajuste de 5,5% aos servidores efetivos, com vigência a partir de 1º de março de 2026. A medida tem como objetivo recompor o poder de compra das remunerações, conforme previsto na Constituição Federal. As despesas decorrentes desta revisão serão custeadas com recursos do orçamento da própria Assembleia Legislativa.

Já o Projeto Lei Complementar 185/2026, também de autoria da Mesa Diretora, altera normas da Lei Complementar 731/2013, que rege o plano de carreira dos servidores da Casa. Entre as mudanças, está a redução do tempo necessário para progressão e promoção funcional.

A proposta busca tornar a evolução na carreira mais ágil, reconhecendo o desempenho e a qualificação dos servidores. Atualmente, o tempo para alcançar o final da carreira pode chegar a 28 anos e 6 meses. Com a alteração, a Alero acompanha práticas adotadas por outros órgãos estaduais, que já reduziram esse período, contribuindo para maior equilíbrio entre carreiras do serviço público.

As medidas também visam fortalecer a gestão de pessoas, estimular a permanência de profissionais qualificados e melhorar a eficiência dos serviços prestados à população. O impacto financeiro da proposta foi considerado compatível com a capacidade orçamentária da Casa, conforme estudo técnico elaborado pela área responsável, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

Cristiane Lopes celebra conquista histórica para Porto Velho durante solenidade de doação do Hospital Municipal à UNIR

A parlamentar destacou sua atuação nas articulações em Brasília desde 2023 e reafirmou o compromisso de continuar destinando recursos para fortalece

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

Assembleia Legislativa recebe autoridades bolivianas para discutir avanços da Rota Bioceânica

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebeu, nesta quarta-feira (3), autoridades do Departamento de Beni, na Bolívia, para uma reunião in

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

Projetos aprovados pela Assembleia Legislativa reforçam orçamento de órgãos estaduais

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (2), projetos de lei que autorizam a abertur

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Lei de autoria de Delegado Camargo institui o Dia Livre de Impostos em Rondônia

Foi sancionada a Lei 6.417/26, de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos), que institui oficialmente o Dia Livre de Impostos no cale

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)