Sábado, 10 de julho de 2010 - 14h26
As primeiras unidades habitacionais destinadas aos moradores da Baixa da União no bairro Triângulo estão em fase de acabamento e deverão ser entregues nas próximas semanas. As famílias ocupam uma área que todos os anos é tomada pelas águas e passarão a morar em unidades habitacionais construídas na estrada de Santo Antônio e na rua Três e Meio - nas proximidades da avenida Jatuarana, Zona Sul da cidade. A desocupação da área alagadiça do bairro Triângulo faz parte do Programa Igarapés do Madeira, financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a recuperação dos igarapés Grande, Geral e Santa Bárbara.
O Programa Igarapés do Madeira também inclui a construção do Parque das Águas, um complexo de lazer assinado pela renomada arquiteta Rosa Kliass, composto por passarelas de madeira que ficarão sob a área que é tomada pelo rio Madeira no período das chuvas, quadras esportivas e outras atrações. “Vamos transformar esta região em um dos mais importantes cartões postais da cidade e a construção do Parque das Águas vai dar a todos os moradores da cidade a oportunidade de usufruírem de uma área nobre da cidade, que até hoje foi relegada a um segundo plano”, diz o prefeito.
A construção do parque faz parte de uma política adotada pela administração Roberto Sobrinho para fazer com que a cidade não fique de costas para o rio Madeira, como ocorreu até agora. A valorização da margem do rio inclui as obras de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o Porto do Cai N’agua, obras que estão em andamento e em breve deverão ser entregues para a população.
Atendimento
Para fazer o remanejamento das famílias que ocupam a área da Baixa da União, a prefeitura terceirizou o trabalho de uma empresa encarregada de fazer o cadastramento e monitoramento das famílias que vivem na área. Além disso, foi montado um plantão social que funciona há dois anos, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. O plantão foi montado na sede da Associação dos Soldados da Borracha de Rondônia em local de fácil acesso para a comunidade.
Encarregada pelo atendimento dos moradores, Nerivalda Jesus dos Santos registra em um caderno as reivindicações e dúvidas levadas pela população. O livro registra até 18 atendimentos por dia, como aconteceu na última segunda-feira (5/7).“O maior temor manifestado pelos moradores é ter que passar mais um inverno por aqui”, informa Nerivalda.
Mil moradias
O Programa Igarapés do Madeira prevê a construção de cerca de mil moradias. Além das unidades em construção na Estrada de Santo Antônio e na Zona Sul, estão sendo erguidas outras no bairro Mato Grosso e nas proximidades da Avenida Cahula. “É importante ressaltar que a prefeitura está remanejando estas famílias para áreas nobres da cidade e na medida do possível elas vão ficar nas proximidades do local onde vivem atualmente”, segundo Roberto Sobrinho. As famílias que serão remanejadas podem optar por uma indenização, cujo montante é determinado pela Caixa Econômica Federal, sendo que das quase mil famílias que serão transferidas, menos de 50 optaram pela indenização.
Fonte: Ana Aranda
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes