Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Plantão social atende famílias que serão remanejadas da Baixa da União




As primeiras unidades habitacionais destinadas aos moradores da Baixa da União no bairro Triângulo estão em fase de acabamento e deverão ser entregues nas próximas semanas. As famílias ocupam uma área que todos os anos é tomada pelas águas e passarão a morar em unidades habitacionais construídas na estrada de Santo Antônio e na rua Três e Meio - nas proximidades da avenida Jatuarana, Zona Sul da cidade. A desocupação da área alagadiça do bairro Triângulo faz parte do Programa Igarapés do Madeira, financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a recuperação dos igarapés Grande, Geral e Santa Bárbara.

O Programa Igarapés do Madeira também inclui a construção do Parque das Águas, um complexo de lazer assinado pela renomada arquiteta Rosa Kliass, composto por passarelas de madeira que ficarão sob a área que é tomada pelo rio Madeira no período das chuvas, quadras esportivas e outras atrações. “Vamos transformar esta região em um dos mais importantes cartões postais da cidade e a construção do Parque das Águas vai dar a todos os moradores da cidade a oportunidade de usufruírem de uma área nobre da cidade, que até hoje foi relegada a um segundo plano”, diz o prefeito.

A construção do parque faz parte de uma política adotada pela administração Roberto Sobrinho para fazer com que a cidade não fique de costas para o rio Madeira, como ocorreu até agora. A valorização da margem do rio inclui as obras de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o Porto do Cai N’agua, obras que estão em andamento e em breve deverão ser entregues para a população.

Atendimento

Para fazer o remanejamento das famílias que ocupam a área da Baixa da União, a prefeitura terceirizou o trabalho de uma empresa encarregada de fazer o cadastramento e monitoramento das famílias que vivem na área. Além disso, foi montado um plantão social que funciona há dois anos, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. O plantão foi montado na sede da Associação dos Soldados da Borracha de Rondônia em local de fácil acesso para a comunidade.

Encarregada pelo atendimento dos moradores, Nerivalda Jesus dos Santos registra em um caderno as reivindicações e dúvidas levadas pela população. O livro registra até 18 atendimentos por dia, como aconteceu na última segunda-feira (5/7).“O maior temor manifestado pelos moradores é ter que passar mais um inverno por aqui”, informa Nerivalda.

Mil moradias

O Programa Igarapés do Madeira prevê a construção de cerca de mil moradias. Além das unidades em construção na Estrada de Santo Antônio e na Zona Sul, estão sendo erguidas outras no bairro Mato Grosso e nas proximidades da Avenida Cahula. “É importante ressaltar que a prefeitura está remanejando estas famílias para áreas nobres da cidade e na medida do possível elas vão ficar nas proximidades do local onde vivem atualmente”, segundo Roberto Sobrinho. As famílias que serão remanejadas podem optar por uma indenização, cujo montante é determinado pela Caixa Econômica Federal, sendo que das quase mil famílias que serão transferidas, menos de 50 optaram pela indenização.

Fonte: Ana Aranda
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)