Terça-feira, 4 de outubro de 2011 - 20h13
A prefeitura já concluiu a elaboração da minuta do projeto que cria o Plano Municipal de Cultura, iniciativa que visa acabar com o paternalismo no âmbito do município, no que se refere ao financiamento de projetos culturais. A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 04, pelo presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos Lopes, o “Tatá”, na Sessão Solene da Assembleia Legislativa em comemoração aos 97 anos de Porto Velho.
A solenidade foi proposta pela deputada estadual Epifânia Barbosa (PT), para homenagear os escritores e compositores que retratam a cidade em suas obras. O presidente da Fundação Iaripuna participou do evento representando o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, que não participou da solenidade por estar fora do município.
Na ocasião, o presidente da fundação adiantou aos presentes que com o Plano Municipal de Cultura os artistas locais terão organizar melhor seus projetos e mais liberdade para captar recursos a fim de financiá-los. “O plano que está sendo elaborado a pedido do prefeito, vai dar também mais transparência nessa questão da alocação de recursos para projetos culturais porque vai se passar a trabalhar com editais”, disse.
Pelo novo sistema, o artista ao invés de sair em porta em porta na busca de conseguir o recurso, apresentará o seu projeto para ser financiado pelo edital. Uma comissão analisará os projetos apresentados para verificar se estão dentro dos critérios estabelecidos pelo edital para poderem pleitear o recurso. Os autores dos projetos selecionados serão financiados. Em nome do prefeito Roberto Sobrinho, o presidente da Fundação Iaripuna agradeceu a deputada Epifânia Barbosa e a Assembleia pela lembrança de comemorar a data homenageando pessoas que trabalham o imaterial contextualizando a história e a memória da cidade. “O escritor, o compositor, o músico, assim como todo artista, buscam a transformação social por meio da cultura, da sua arte. Por isso todo artista é um sonhador. Essa sua utopia é materializada em forma de canções, de músicas, de versos, de poemas. E tudo isso ajuda a fortalecer a nossa cultura como um todo. Daí acharmos justa e merecida essa homenagem proposta pela deputada Epifânia”, disse.
A autora da proposta lembrou da importância dos escritores e compositores para a preservação da memória de Porto Velho. “Foram os escritores, os compositores que me ensinaram muito do que eu sei sobre a história do município. São pessoas fundamentais para a preservação de nossa história. E não é todo mundo que tem capacidade intelectual para escrever ou para compor”, afirmou.
O músico e compositor Bado, um dos homenageados, disse que ficou feliz com a lembrança. “É muito raro um político lembrar dos artistas, dos agentes da cultura. E quando isso acontece a gente fica contente e até surpreso, porque a prioridade deles está sempre focada em outros assuntos”, frisou.
Fonte: Joel Elias
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg