Sexta-feira, 27 de março de 2015 - 05h40
O projeto de criação do Plano de Sanidade Aquícola de Rondônia será enviado ainda este mês à Assembleia Legislativa. O plano normatiza e traça diretrizes de boas práticas de controle e preservação do manancial hídrico, seja na superfície ou no subsolo. Um dos pontos focais é a piscicultura, que desponta como um dos principais produtos de consumo e exportação, e que está diretamente relacionada à qualidade da água.
O governo de Rondônia criou, no final do ano passado, o Grupo de Trabalho da Sanidade Aquícola, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), por meio da Portaria 097/Gab/Seagri/RO, com vistas a normatizar o controle do manancial hídrico do estado.
O secretário Evandro Padovani disse que o grupo de trabalho envolve vários órgãos. “Os participantes estão direta ou indiretamente ligados à questão para desenvolver uma lei estadual que garanta a qualidade das nossas águas, recuperação das matas ciliares e a sanidade do nosso pescado”.
O GT da Sanidade Aquícola elaborou as diretrizes de boas práticas em todos os elos da cadeia produtiva visando prevenir o surgimento de doenças e contaminações do pescado de Rondônia, desde a criação de matrizes até a venda do produto. A assessora para o Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca, Ilse Oliveira, informou que o projeto segue para apreciação e aprovação da ALE até o final deste mês, detalhando a cadeia a ser monitorada.
“Queremos garantir a sanidade do nosso peixe na criação de matrizes, produção de alevinos, engorda, despesca, abate, transporte para os frigoríficos, processamento, armazenamento, distribuição, entrega no comércio, exposição e venda, garantindo, assim, um produto de altíssima qualidade e sabor equivalente ao pescado na hora”, explicou Ilse Oliveira.
Além da Seagri, que coordena as ações, os órgãos que participam do grupo de trabalho da sanidade aquícola são a Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), na execução; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), no licenciamento; Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na assistência técnica; Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), na pesquisa; Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), no apoio institucional.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Decom
Decom - Governo de Rondônia
Alero aprova mais de R$ 1 milhão para esporte e cultura
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária na última quinta-feira (21), dois projetos de lei que destinam mais d
Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu
Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia
Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec
Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi