Domingo, 4 de outubro de 2009 - 17h00
Acreanos conhecem investimentos
da Petrobras no Amazonas
Mais um grupo de acreanos teve a oportunidade de conhecer de perto a Província Petrolífera do Rio Urucu e à Refinaria de Manaus, no Amazonas, no início desta semana, através de um convite da Petrobras formalizado ao gabinete do senador Tião Viana (PT), um dos principais incentivadores das ações desenvolvidas de forma ecologicamente correta pela empresa em vários Estados brasileiros.
A programação, realizada de forma esporádica, tem o objetivo de levar a diversos públicos as realizações e o desenvolvimento tecnológico da Petrobras numa ação que concilia progresso, bem estar social e a preservação do meio ambiente.
Desenvolvido em plena selva, o projeto executado na Província Petrolífera do Rio Urucu envolve mais de 4 mil funcionários e conta hoje com um investimento de cerca de R$ 8 bilhões durante os 20 anos em que a empresa instalou-se na região amazônica.
A província, que fica a 650 quilômetros a sudoeste de Manaus, teve as primeiras perfurações de poços em 1988, e com a confirmação da existência de uma jazida significativa na área, foi iniciada a primeira produção comercial, à época de 3.500 barris de petróleo por dia.
Atualmente, a produção média de petróleo em Urucu é de 60 mil barris diários e 9,7 milhões de metros cúbicos de gás e 1,6 toneladas de gás de cozinha (GLP).
O grupo do Acre esteve no local acompanhado de funcionários da Petrobras no Rio de Janeiro e em Brasília, que foram coordenados pela engenheira agrônoma Denise Rodrigues Alho, da Gerência de Relacionamento Externo do SMS da Petrobras e pelo coordenador da comitiva, Cleber de Oliveira Costa, da Gerência de Relacionamento Corporativo da Comunicação Institucional da Petrobras, que recepcionou a comitiva em Manaus.
As palestras recebidas pelos visitantes de Urucu foram feitas pelo gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Petrobras, Mauro Martinez, que fez questão de destacar a importância da visita de acreanos à Urucu para que os povos amazônidas conheçam o compromisso e a responsabilidade da Petrobras na execução de projetos que visam o progressos do país.
Petrobras se habilita a prospectar petróleo no Acre
Durante entrevista concedida aos jornalistas acreanos, o gerente de Comunicação e Segurança da Informação da Petrobras, Mauro Martinez, disse que o Acre é um estado que caminha para o progresso porque sua população e seus representantes têm buscado conhecimento e troca de saberes nos mais diversos lugares.
“A letra A de Acre coincide com A de avanço e A de Amazônia, e isso nos impulsiona a acreditar que o Acre tem um potencial de riquezas naturais e de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e a responsabilidade social e ambiental”, comentou.
Mauro explicou que a Petrobras, embora tenha interesse em se habilitar para realizar uma prospecção de petróleo e gás no Acre, é necessário que a Agência Nacional de Petróleo (ANP), disponibilize certas áreas para venda através de leilões. Nesse caso, dependemos das regras e disponibilidades da ANP para nos habilitarmos a perfurar poços em determinadas regiões, como é o caso do Acre”, afirmou.
Presidente da Funtac destaca importância da responsabilidade social e ambiental
O diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), João César Dotto, foi um dos integrantes da comitiva acreana e destacou a importância do conhecimento do trabalho realizado pela Petrobras na Amazônia, chamando atenção ainda para a necessidade de investimentos em novas tecnologias, visando assim o alcance do progresso de forma responsável e economicamente viável.
Segundo Dotto, a visita à Urucu foi extremamente positiva, e mostrou a vários acreanos que é possível atingir um nível de progresso inimaginável nos locais de difícil acesso envolvendo esforço, tecnologia e compromisso com os ser humano e o meio ambiente.
Deputado quer palestra sobre exploração de gás e petróleo na Aleac
O deputado estadual Ney Amorim (PT), também visitou Urucu e frisou a necessidade de uma equipe da Petrobras visitar o Acre e fazer uma palestra sobre o funcionamento da exploração de gás e petróleo na Amazônia.
Ney está preparando um Requerimento para ser apreciado no plenário da Assembléia Legislativa pelos seus 24 deputados, e pretende assim mostrar para o Legislativo acreano que é possível investir nos recursos naturais acreanos sem gerar danos estratoféricos ao meio ambiente.
“O que precisamos é de esclarecimentos e um conhecimento amplo sobre a exploração do petróleo, e essa é uma discussão que interessa ao Acre e ao mundo inteiro porque envolve a preservação ambiental e o crescimento social e econômico da região aonde houver exploração de petróleo e gás. Esse é um longo processo, e nós fazemos parte dele”, afirmou.
Fonte: Página 20 - Silvânia Pinheiro e Alessandra Machado
Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação
Representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Rondônia (Sindipan-RO) foram recebidos pela, Irma Fogaça, chefe de gabine
Presidente da Assembleia Legislativa destaca a colaboração do Tribunal de Justiça de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), expressou sua gratidão ao Tribunal de Justiça de Ro
Um projeto de lei encaminhado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), que autoriza a revisão administrativa de créditos estaduais com base na t
Deputada Cristiane Lopes entrega ponto de táxi e mototáxi em Nova Mamoré
Além desse investimento, a parlamentar já destinou quase R$2 milhões para melhorias em Nova Mamoré, incluindo a aquisição de um veículo para atender