Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pescador artesanal deve requerer seu seguro-desemprego


 
O pescador profissional que exerça sua atividade de forma artersanal , individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de parceiros, que teve suas atividades paralisadas no período de defeso ( época da proibição da pesca motivado pela preservação das espécies no período da desova dos peixes) tem direito ao seguro desemprego. O superintendente da Regional do Ministério do Trabalho em Rondônia, Ruy Motta, informou que o pescador tem até o dia 13 de março para requerer esse benefício. Na realidade o perídio para requerer esse benefício é deveria ser até o dia 15 de março, mas é que 14 e 15 serão sábado e domingo. “O pescador deve ficar atento pois não haverá prorrogação de prazo, ou seja, o último dia será 13 de março, numa sexta-feira” alertou o superintendente.

Segundo a chefe do Seguro-Desemprego da regional do Ministério do Trabalho em Rondônia, Terezinha Mascarenhas, em Rondônia tem mais que 5 mil pescadores profissionais que pescam de forma artesanal e que desde o início do período do defeso, 15 de novembro de 2008, quando esse profissional já pode requerer seu seguro-desemprego, do montante existente no Estado, ainda faltam solicitar esse benefício, perto de 800 pescadores.

Para requerer o seguro-desemprego o pescador deve apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; Carteira do Ministério do Trabalho; 2 comprovantes de pagamentos de 2 contribuições ao INNS e uma declaração de exercício da profissão assinada pelo presidente da Colônia de Pescadores a qual pertence.

O benefício do Seguro-Desemprego, será requerido pelo pescador profissional na categoria artesanal, na Delegacia Regional do Trabalho - DRT, ou no Sistema Nacional de Emprego – SINE.

Fonte: Adaides Batista

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)