Quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 - 07h22
Valverde pede a Legislativo, MPF e TCU agilidade na construção de plano de enquadramento dos servidores de Rondônia beneficiados pela PEC 483
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) encaminhou nesta quarta-feira (2) ao Presidente do Congresso Nacional, José Sarney, ao Presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar e ao Ministro do Ministério Público Federal, Procurador-Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel, pedido para que os parlamentares e representantes do Estado, entre eles os sindicatos integrem o grupo de trabalho que atuará juntamente com a área jurídica de cada poder, na formulação dos procedimentos de enquadramento dos servidores de Rondônia, beneficiados pela Emenda nº 60, a conhecida PEC 483.
De acordo com Valverde os servidores públicos rondoniense beneficiados pela transposição, deverão por paralelismo jurídico enquadrar-se nos cargos equivalentes existentes ou a existir no serviço público federal. Para tanto, lembrou o parlamentar será preciso à formulação de tabelas de cargos e salários que só podem ser feitas pelos chefes dos poderes da União, incluindo o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo o deputado Eduardo Valverde, o Ministério do Planejamento já está empenhado na elaboração do detalhamento de acesso dos servidores às carreiras do Executivo. Essa apresentação está prevista para a segunda quinzena de dezembro, onde os técnicos do ministério informarão à bancada de Rondônia os procedimentos operacionais a serem tomados.
De posse dessas informações, Valverde acredita que de forma similar poderão agir os demais poderes (Judiciário e Legislativo) visando formular suas estruturas para o efetivo enquadramento dos servidores pertencentes aos respectivos poderes.
“ Seria de bom alvitre, que a Bancada Federal e representantes do Estado de Rondônia mantivesse contatos preliminares com a área jurídica e decisório de cada Poder da União para dialogar sobre o cumprimento e melhor interpretação da Emenda nº 60.”, ressaltou, Valverde.
Fonte: Leila Denise
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)