Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Passeata e protestos marcam o segundo dia de greve


O segundo dia de greve dos trabalhadores em educação foi marcado por diversos atos de protesto no interior e por uma grande passeata no centro de Porto Velho.

Na Capital o movimento reuniu trabalhadores em educação estaduais e municipais, que iniciaram a greve no mesmo dia.Passeata e protestos marcam o segundo dia de greve - Gente de Opinião

Logo cedo foi realizada uma assembleia na Praça das Três Caixas D’Água, de onde os educadores saíram em passeata pelas ruas e avenidas centrais. O primeiro destino foi o Palácio do Governo, local escolhido para um ato público visando cobrar do governo o atendimento das reivindicações.

Em seguida a passeata se dirigiu à sede da Prefeitura de Porto Velho para cobrar do prefeito reajuste salarial e a valorização dos trabalhadores em educação municipais.

De acordo com a direção do Sintero, neste segundo dia de paralisação a greve ganhou mais adesões tanto na Capital quanto no interior, em relação ao primeiro dia.

Em alguns municípios do interior a greve atinge 100% das escolas. Na média estadual o movimento conta com a adesão de aproximadamente 75% dos profissionais. No município de Porto Velho a adesão é superior a 80%.

Os trabalhadores em educação estaduais reivindicam, entre outros itens, reajuste salarial de 15%, destinação de verba para pagamento da licença prêmio, ampliação do auxílio transporte para todo o Estado, auxílio alimentação da mesma forma que já recebem outras categorias de servidores públicos estaduais, retorno do auxílio saúde aos aposentados, e a aprovação do plano de carreira.

Esta já é uma contraproposta construída e aprovada pelos trabalhadores em educação em assembleia estadual.

A direção do Sintero avalia que o governo tem condições de atender a todas as reivindicações se tiver boa vontade.

Isso porque o governo pode investir mais em educação, saindo do percentual mínimo exigido por lei, que é 25% do orçamento.

Durante a manifestação os trabalhadores em educação criticaram a terceirização de serviços públicos, prática que constitui um dos principais ralos do dinheiro público e dá margem à corrupção.

A greve continua segunda-feira quando os trabalhadores em educação voltam a se reunir na Praça das Três Caixas D’Água.

Os trabalhadores em educação do interior já se organizam para a possibilidade da realização de grandes caravanas de todos os municípios para a Capital, onde a categoria poderá organizar acampamentos em frente ao Palácio do Governo e na Seduc.

Na quinta-feira, dia 1º, a direção do Sintero será recebida em audiência pelo governador Confúcio, quando espera ver atendidas as reivindicações.

Já a greve dos trabalhadores em educação municipais conta com a expectativa da reunião com o prefeito Roberto Sobrinho, marcada para terça-feira, dia 28/02.

Fonte: Sintero

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe

Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret

Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural

Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu

Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil

Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Par

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)