Quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 09h47
Para ajudar milhares de catadores, basta separar o lixo de acordo com o cesto identificado
Os catadores de material reciclável, atualmente chamados de agentes ecológicos, estão sendo diretamente beneficiados por meio do convênio firmado entre o Poder Judiciário de Rondônia e a prefeitura de Porto Velho. A parceria, formalizada através de um termo de compromisso, prevê que o material reciclável proveniente do dia a dia do Judiciário seja periodicamente recolhido pela prefeitura e destinado à associações de catadores de material reciclável.
As secretarias de Serviços Básicos (SEMUSB) e de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (SEMDESTUR) do município estão comprometidas em coletar o material separado pelos colaboradores do Poder Judiciário e distribuí-lo às duas associações de catadores cadastradas pela prefeitura, que fazem parte do termo de compromisso.
O termo foi assinado pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, pelos secretários municipais Jair Ramires, da SEMUSB, e José Carlos Monteiro Gadelha, da SEMDESTUR, e pelos agentes ecológicos João Batista da Silva e Ana Correia da Silva, representantes das associações Vila Princesa e Unidos pela Vida, respectivamente.
Como funciona?
O "lixo" (plástico, papel, metal,etc) que servidores e magistrados separam e colocam nos cestos certos, após ser reunido pelos funcionários da equipe responsável pela limpeza dos prédios do Judiciário, está sendo armazenado pela administração de cada unidade, recolhido pela prefeitura de Porto Velho, através da SEMUSB, e encaminhado, pela SEMDESTUR aos agentes ecológicos cadastrados.
Dessa forma, ao ser descarregado no aterro, localizado na BR 364 sentido Rio Branco, logo após o campus da Universidade Federal de Rondônia, o fruto do esforço conjunto de servidores e magistrados será aproveitado por milhares de pessoas que vivem do que é jogado fora.
O caminhão da prefeitura está realizando a coleta especial nas seguintes unidades do Judiciário da capital: edifício-sede, fórum cível, fórum criminal, anexo administrativo e juizados especiais cíveis e criminais. Mas isso não impede que seja feita a separação correta do material reciclável nas demais unidades, pois isso facilita o recolhimento feito pelos catadores no aterro.
Fonte: Ascom TJRO
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple