Quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 12h11
VIA WEB- Professor Henrique Freitas mostrou que até mesmo a internet pode ser utilizada para obter informações importantes para o processo decisório.
O professor Henrique Freitas, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que chefia a equipe de Pesquisa do Grupo de Estudos sobre o Impacto da adoção de Novas Tecnologias de Informação, na última terça-feira, numa parceria entre a Fecomércio/RO, o Sebrae e a SPHINX Brasil-Soluções para a coleta e análise de dados, apresentou sua palestra “Novas Tecnologias para Dinamizar a Coleta e a Analise de Dados Quantitativos e Qualitativos” que versou sobre a importância da pesquisa para o processo decisório, a concepção de instrumentos e interfaces, análise de dados, estratos e filtros, pesquisa via web e relatórios dinâmicos.
Reiventando a ideia de pesquisa
A ideia central exposta pelo professor Freitas é a de que nas empresas as informações estão se tornando cada vez mais complexas e necessárias para respaldar os processos de tomada de decisões, no entanto, apesar do encurtamento existente dos prazos disponíveis para decisão, o que se observa é que, em especial as técnicas de obtenção e tratamento de dados não tem acompanhado isto por problemas diversos entre os quais o custo, a dispersão seja geográfica ou do trabalho. Neste sentido, como o processo tradicional de pesquisa é limitado, como resultado do trabalho de um grupo de pesquisa do qual participa nasceram os softwares Sphinx que são potentes ferramentas para apoiar o processo de pesquisa e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Hoje esta ferramenta já figura entre uma das mais respeitadas do país por permitir a realização de análises quantitativas e qualitativas que possibilita a publicação de relatórios e de questionários de coleta via web. O Sphinx possibilita a exploração de diversas informações, sejam coletadas por pesquisas ou obtidas via ouvidoria, cadastros ou banco de dados proporcionando uma base dinâmica para a tomada de decisão e, por esta razão, tem sido adotada por grandes empresas, como a Petrobras, a Vale do Rio Doce, a Gol ou a Coca-Cola, mas, também por pequenas e médias empresas e até institutos de pesquisa e consultorias como o próprio Mercatto, Deloitte Touche Tohmatsu, Vox Populi, Instituto Data Alpha, Consumer Research e Methodus entre os mais de 1.500 clientes com mais de 5 mil licenças e 10 mil usuários.
A empresa
Como resultado do sucesso dos softwares Sphinx nasceu a empresa SPHINX Brasil que é dedicada a soluções de apoio à tomada de decisão. Representante exclusiva dos softwares Sphinx no Brasil atua em todo o território nacional e na América Latina desde 1995. A empresa surgiu de uma parceria acadêmica e empresarial entre pesquisadores do Brasil e da França e conta com uma equipe com formação em excelência entre os quais o próprio professor Henrique Freitas que tem doutorado em gestão na Université Pierre Mendès France, Grenoble 2 e pós-doutrado em Sistemas de Informação na University of Baltimore e pesquisador 1 do CNPq. Maiores informações para os interessados podem ser obtidas pelos sites www.quantiquali.com.br ou www.sphinxbrasil.com ou ainda pelo telefone (51) 3477.3610.
Fonte: Sílvio Persivo
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