Domingo, 25 de setembro de 2011 - 14h23
Proprietários e instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), de Porto Velho participaram de uma palestra realizada nesta sexta-feira, 23, na Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (Fatec), que tratou da prática emergente da educação para o trânsito na formação dos condutores.
O evento é uma ação da Semana Nacional de Trânsito na capital realizada pela Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Governo de Rondônia, Detran/RO, Companhia Independente de Trânsito, Coordenaria de Educação para o Trânsito (CET) e Seduc.
O chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do município, José Zacarias, lembrou que hoje as antigas auto escolas centram a metodologia de ensino apenas na formação do motorista e não tem a preocupação de fazer com que eles adquiram também outras informações importantes como os assuntos inerentes a educação para o trânsito. “Esse quadro é que queremos reverter com a sensibilização das pessoas que são responsáveis pela formação desses condutores. O aluno quando está aprendendo a dirigir ele tem que saber como se comportar nas ruas, no trânsito, com relação as outras pessoas também e não apenas saber o que significa aquela placa, aquela faixa. Ele tem que ter também noção de solidariedade, gentileza no trânsito”, disse.
A pedagoga Telma Ferreira, do Detran, que ministro a palestra, foi mais longe em sua observação. Na sua avaliação, os condutores aprendem nos centros de formação apenas noção do que é proibido ou permitido, ou seja, o foco é repassar apenas o conteúdo da legislação. “Essa metodologia é inclusive uma prática antiga. Remonta da década de mil novecentos e sessenta, quando se ensinava aos futuros motoristas a obedecer o guarda de trânsito, a famosa prática do isso pode, aquilo não pode. A instrução que eles ainda continuam recebendo é apenas obedecer. Isso faz com que eles só cumpram o que determina a lei se estiverem sendo fiscalizados. Mas os condutores precisam saber respeitar as normas quando também não estiverem sendo ‘vigiados’. É aí que está a importância da educação para o trânsito”, disse.
Iniciada no último dia 18, a Semana Nacional do Trânsito encerra neste domingo, 25, com uma ação na praça Aluísio Ferreira, prevista para iniciar às 18h. No local haverá uma atividade de educação para o trânsito com música, teatro de bonecos e pit stop.Antes, no sábado, 24, será realizada uma blitz fiscalizadora. A temática da atividade é “Pare, Pense e Mude”. A realização da ação que encerra a programação da Semana Nacional de Trânsito em Porto Velho está a cargo da Semtran, Detran, Companhia de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Joel Elias
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg