Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palestra enfatiza necessidade de condutores educados no trânsito


Proprietários e instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), de Porto Velho participaram de uma palestra realizada nesta sexta-feira, 23, na Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (Fatec), que tratou da prática emergente da educação para o trânsito na formação dos condutores.

O evento é uma ação da Semana Nacional de Trânsito na capital realizada pela Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Governo de Rondônia, Detran/RO, Companhia Independente de Trânsito, Coordenaria de Educação para o Trânsito (CET) e Seduc.

O chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do município, José Zacarias, lembrou que hoje as antigas auto escolas centram a metodologia de ensino apenas na formação do motorista e não tem a preocupação de fazer com que eles adquiram também outras informações importantes como os assuntos inerentes a educação para o trânsito. “Esse quadro é que queremos reverter com a sensibilização das pessoas que são responsáveis pela formação desses condutores. O aluno quando está aprendendo a dirigir ele tem que saber como se comportar nas ruas, no trânsito, com relação as outras pessoas também e não apenas saber o que significa aquela placa, aquela faixa. Ele tem que ter também noção de solidariedade, gentileza no trânsito”, disse.

A pedagoga Telma Ferreira, do Detran, que ministro a palestra, foi mais longe em sua observação. Na sua avaliação, os condutores aprendem nos centros de formação apenas noção do que é proibido ou permitido, ou seja, o foco é repassar apenas o conteúdo da legislação. “Essa metodologia é inclusive uma prática antiga. Remonta da década de mil novecentos e sessenta, quando se ensinava aos futuros motoristas a obedecer o guarda de trânsito, a famosa prática do isso pode, aquilo não pode. A instrução que eles ainda continuam recebendo é apenas obedecer. Isso faz com que eles só cumpram o que determina a lei se estiverem sendo fiscalizados. Mas os condutores precisam saber respeitar as normas quando também não estiverem sendo ‘vigiados’. É aí que está a importância da educação para o trânsito”, disse.

Iniciada no último dia 18, a Semana Nacional do Trânsito encerra neste domingo, 25, com uma ação na praça Aluísio Ferreira, prevista para iniciar às 18h. No local haverá uma atividade de educação para o trânsito com música, teatro de bonecos e pit stop.Antes, no sábado, 24, será realizada uma blitz fiscalizadora. A temática da atividade é “Pare, Pense e Mude”. A realização da ação que encerra a programação da Semana Nacional de Trânsito em Porto Velho está a cargo da Semtran, Detran, Companhia de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)