Terça-feira, 22 de março de 2011 - 12h49
Durante audiência ontem (21) com o secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, o deputado federal Padre Ton solicitou a inclusão de Guajará-Mirim na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que hoje reúne mais de 300 unidades em todo o país. O reitor do Instituto Federal de Rondônia, professor Raimundo Jimenez, esteve no encontro.
O deputado explicou que gestões vinham sendo feitas para que o município tivesse ao menos um núcleo avançado, utilizando-se para isso a estrutura da Universidade Federal de Rondônia no Distrito de Iata, mas isso não foi possível. O reitor Jimenez lembrou que a Unir não teve condições de fazer a transferência do espaço para o MEC.
Para o deputado Padre Ton, a característica geográfica de Guajará-Mirim, com 90% do território destinado a unidades de conservação federal e estadual, permitirá a criação de cursos voltados para a questão agroecológica e ambiental. “Considero que para Rondônia isso será muito importante. Uma unidade do IFRO irá capacitar e qualificar profissionais para uma área que já é o futuro, vital para a sustentabilidade das ações econômicas e sociais no estado”.
O secretário Eliezer Pacheco disse que será possível incluir Guajará Mirim na Rede Federal, o que pode ocorrer antes de 2013, quando está prevista uma nova etapa do Plano Nacional de Expansão da Educação Tecnológica. “Se o município doar terreno já é mais fácil. Podemos implantar antes”, anunciou.
O reitor Raimundo Jimenez reivindicou, também, o apoio do governo federal para o transporte de alunos do IFRO. “Foi feito um levantamento sócio-econômico e está constatado que os pais não têm condições de bancar o transporte dos filhos”, relatou. Com cinco unidades em Rondônia – Vilhena, Ariquemes, Colorado, Ji-Paraná e Porto Velho - , o IFRO não tem orçamento ou um programa específico para viabilizar transporte escolar, contando apenas com apoio de emendas parlamentares para isso. “Alunos que vivem na área rural e estudam em nossas unidades têm a maior dificuldade no deslocamento”.
“É preciso buscar uma solução para isso. Eu, que já fui prefeito, sei que não há condição dos municípios assumirem o transporte de alunos atendidos por instituição federal. Há um grande sacrifício já para atendimento do ensino fundamental”, disse o deputado Padre Ton.
Brasil Profissionalizado
O deputado e o reitor Jimenez também discutiram com o secretário de Educação Tecnológica a implantação em Rondônia do Programa Brasil Profissionalizado, que repassa recursos para a rede estadual atuar no ensino técnico. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
“Rondônia é o único estado que não se preparou para aderir ao programa. É lamentável. Vamos discutir essa situação com o governador Confúcio Moura, que já declarou sua prioridade para a educação”, disse o deputado.
Fonte: Mara Paraguassu
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)