Sexta-feira, 30 de setembro de 2011 - 17h45
Evento terá a presença do ministro Afonso Florence (MDA) e do governador Confúcio Moura
O município de São Felipe, na Zona da Mata, reúne no dia 7 de outubro no ginásio da cidade agricultores da produção leiteira em Rondônia para um grande debate denominado “Boas práticas na produção leiteira na agricultura familiar em Rondônia: Avanços, Limites e Desafios”. O evento é uma promoção do mandato do deputado federal Padre Ton (PT-RO), Câmara de Vereadores e Prefeitura do Município.
Desde março deste ano o deputado Padre Ton vem promovendo encontros e reuniões com agricultores familiares e técnicos na intenção de conhecer cada vez mais os problemas da produção leitura em Rondônia e auxiliar na definição de um caminho que melhore a produção e a renda para as famílias de pequenos produtores. Ele conversou com o governador Confúcio Moura (PMDB), em audiência com lideranças da agricultura familiar, e o governador também reconheceu a necessidade de melhorar a produção leiteira do estado, em especial da agricultura familiar.
Segundo o deputado Padre Ton, no seminário, para o qual estão sendo chamadas diversas entidades e instituições governamentais, a idéia será discutir dois programas já existentes e implantados em Rondônia, o Pró-Leite e o Balde Cheio. O deputado também adiantou que em conversa preliminar mantida com a Fundação Banco do Brasil existe a possibilidade da instituição financiar projetos da produção leiteira.
“Esses dois programas existem em propriedades rurais de diversos municípios, e cada um tem suas características. Contudo, a ausência de conhecimento do manuseio da pastagem, considerando o clima regional, que se divide em período chuvoso e em seca intensa aliada ao grau elevado de desmatamento das propriedades, a assistência técnica de baixa cobertura, entre outras razões, tem causado queda significativa na produção e ao mesmo tempo encarecido o processo produtivo”, argumenta Padre Ton. “Por isso queremos fazer esse debate”, complementa.
O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira nas propriedades familiares. Ele capacita profissionais de extensão rural e produtores, promove a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitora os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.
O Programa ProLeite é mantido pelo Fundo de Apoio a Pecuária Leiteira de Rondônia (Fundo ProLeite). O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, já investiu cerca de R$ 18 milhões na pecuária leiteira. Seu objetivo é melhorar a produtividade e qualidade do leite, além de incentivar os produtores em atividades de manejo alimentar, sanitário e reprodutivo, qualidade da ordenha e capacitação técnica do público envolvido no segmento.
“Muitos agricultores familiares em Rondônia que se viram sozinhos na produção de leite, muitos extensionistas e agentes de crédito não conhecem esses programas, os avanços e os desafios. Entendemos que é urgente melhorar a remuneração do agricultor familiar, para garantir no campo e na cidade a segurança alimentar dos beneficiários de programas sociais do governo federal, contribuindo para a erradicação da miséria, uma prioridade da gestão da presidenta Dilma”, diz Padre Ton.
Fonte: Mara Paraguassu
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg