Segunda-feira, 3 de setembro de 2012 - 08h33
Cinco servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia foram designados ouvidores agrários avançados para atuar na prevenção e mediação de conflitos agrários no interior do estado.
A partir desse segundo semestre, eles darão apoio às ações da Ouvidoria Regional, sediada em Porto Velho, que presta atendimento às famílias integrantes de acampamentos e aos movimentos sociais que reivindicam a Reforma Agrária, além de atuar in loco como mediadores em casos de necessidade. “Em Rondônia estamos sendo precursores com essa iniciativa, inédita no país”, revelou a ouvidora agrária regional, Márcia do Nascimento Pereira. O superintendente regional, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, foi um dos entusiastas da idéia. “Com a presença desses profissionais preparados em campo, faremos a diferença para reduzir os conflitos em Rondônia”, defendeu.
Formação
Para reforçar a formação da equipe, os ouvidores passaram por treinamento durante a última semana (de 28 a 31 de agosto), oportunidade em que também puderam trocar experiências com policiais militares e civis que atuam na questão agrária. Um dos instrutores do curso, o assessor da Ouvidoria Agrária Nacional, Marcelo de Oliveira Nicolau, manifestou-se satisfeito com a participação dos servidores. “Fiquei feliz em poder contar com profissionais capacitados e abertos à idéia de mediação. Porque a Lei é linda, mas para colocá-la em prática, dependemos das pessoas”, concluiu.
Prestes a dar início aos trabalhos como ouvidora avançada em Pimenta Bueno, Sonia Corrente Oliveira se disse pronta para o desafio. “Já trabalhava com a entrega de cestas básicas nos acampamentos e agora darei mais um passo, nesse trabalho de mediação de conflitos”, revelou. Servidor em Ariquemes, José Carlos Borghetti, também estava otimista com a nova responsabilidade. “Há muito tempo precisávamos desse reforço e daremos conta com o apoio dos policiais”, disse.
Fonte: Vanessa Ibrahim
Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade
Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr
A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es
Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner
Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen