Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Os empreendimentos e os seus impactos em Rondônia


 

A chegada de grandes empreendimentos em Rondônia promove vantagens para o desenvolvimento que tem conseqüências às vezes não tão favoráveis, o superpovoamento, o crescimento desordenado da cidade, problemas com a segurança dentre outros afetam a população que já reside e as pessoas que estão chegando.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Rondônia (CREA-RO), Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) e o Sindicato dos Engenheiros de Rondônia (SENGE-RO), demonstraram ser a favor de todos os empreendimentos que desejam se instalar em Rondônia, desde que haja responsabilidade social, ecológica, econômica e ambiental dos interessados.

Em vista disso, o desenvolvimento de um estudo de impacto, no município onde existe a maior concentração de moradores no Estado, favorecerá para o desenvolvimento da infra-estrutura local, saneamento, educação, segurança pública, transportes, saúde e outros.

O estudo prévio de Impacto de Vizinhanças desenvolvido pelo CREA- RO, SENGE-RO e a Associação de Defesa do Consumidor Proprietário e Usuário de Veículo Automotor (ADECON PUVA), detectou que a cidade de Porto Velho não é indicada na maioria dos impactos que vai sofrer, assim como os seus distritos e as comunidades ribeirinhas que margeiam o Rio Madeira e estão entre as áreas que serão impactadas.

O fato da não indicação no EIA-RIMA, deixa essas áreas não somente fora das compensações, mas também prejudicadas, pois receberão menos que o necessário para solucionar o impacto que irão sofrer com esse empreendimento e outros grandes empreendimentos que se instalarão por conta do desenvolvimento do município.

O CREA-RO e SENGE-RO publicaram recentemente uma cartilha que contém as maiores necessidades do município de Porto Velho, compatível com os inúmeros impactos que a cidade irá sofrer. A aprovação da Licença Prévia para a instalação das obras deveria ser apenas um incentivo, para o desenvolvimento completo dos estudos de impactos de vizinhança. A falta de planejamento de médio e longo prazo prejudica o ambiente e a sociedade, sendo a forma equivocada utilizada por algumas autoridades para solucionar os problemas, pois apenas ataca os impactos aparentes.

Na audiência com o Ministério das Cidades, com o apoio da bancada de Rondônia em Brasília, o ministro recebeu as indicações de propostas e enviou ao seu setor técnico. A resposta a essas propostas foi enviada apenas ao poder público municipal que por diversas vezes foi procurado pelo CREA-RO e SENGE-RO, para discutir com a população meios de diminuir, atenuar ou eliminar esses impactos, mas não se manifestou.

O Estudo de Impacto de Vizinhanças é um direito da comunidade, assegurado pela lei 10.257/2001, que permite que esta opine e garante que a Saúde, Educação, Mobilidade Urbana (Transito,Transporte, Acesso, Acessibilidade), Lazer, Segurança Pública e Meio Ambiente caminhem juntos. A responsabilidade das conseqüências positivas ou negativas, referente ao estudo de impactos causados pelas grandes obras é de competência dos donos do projeto (GOVERNO FEDERAL = Hidrelétricas do Madeira) e de todos os entes públicos, inclusive o poder público municipal, estadual.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Na última semana, a deputada federal Cristiane Lopes, reconhecida por seu engajamento na promoção do esporte em Rondônia, assinou junto ao titular d

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)