Segunda-feira, 17 de setembro de 2012 - 10h07
Desde o início da semana os Programas de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procons) de todo o país estão orientando e tirando duvidas sobre o empréstimo consignado, com o objetivo de que os consumidores sejam alertados a tomarem alguns cuidados na hora de fechar um contrato consignado.
Segundo o Coordenador Estadual do PROCON de Rondônia, Rui Costa, o crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário do contratante. Todos os consumidores devem buscar orientação antes de ir atrás de crédito por impulso. “A consignação em folha de pagamento ou de benefício depende de autorização prévia e expressa do cliente para a instituição financeira. Os consumidores devem ficar atentos na hora de fazer um empréstimo deste tipo para não ter uma grande parcela do salário comprometido e acumular dívidas”, afirma Rui.
O Coordenador acrescentou que geralmente o empréstimo consignado é proposto por correspondentes bancários, em geral, a servidores públicos e aposentados. “Esses profissionais são pagos para abordar as pessoas com propostas atrativas e promessas de juros mais baixos no parcelamento. Os consumidores devem ficar atentos às regras destes benefícios para evitar problemas futuros. Como por exemplo, a mensalidade não pode ultrapassar 30% do montante do benefício líquido e o prazo máximo deve ser de 60 meses. Também não pode haver cobrança de Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) ou qualquer outra cobrança na contratação. Além disso, a contratação não pode ser efetuada pelo telefone e o consumidor deve prestar atenção na hora de assinar um contrato verificando se não existe nenhuma taxa embutida e se os valores dos juros são os que foram informados verbalmente”.
Informou ainda que o Procon procura orientar os consumidores a realizarem este tipo de empréstimo em agências bancárias do município onde residem para facilitar na hora de tirar dúvidas e reclamações. “Isso ajudará o consumidor na hora de tirar uma dúvida, uma vez que ele poderá recorrer a uma agência bancária para se informar ou em caso de uma reclamação, acionará o Procon que o ajudará a resolver a questão com mais facilidade”, comentou o Coordenador.
Salientou ainda que uma das reclamações mais comuns recebidas no Procon diz respeito a quitação antecipada do empréstimo. “Todo dia temos reclamações de pessoas que querem quitar antecipadamente o empréstimo mais têm dificuldades de conseguir o boleto de liquidação da dívida. Este tipo de dificuldade tem acontecido principalmente quando o empréstimo foi feito em bancos fora da cidade e estas agencias demoram a enviar o boleto de quitação ou até enviam o documento com a data já vencida. Com isso, o consumidor acaba ficando impedido de liquidar o empréstimo antecipadamente com os descontos de juros que têm direito e nos procuram. Por isso que alertamos os consumidores que façam empréstimos em bancos de sua cidade para evitar ações como estas que constantemente estão ocorrendo”, destacou o Coordenador.
Fonte: Rui Costa
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc