Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OPERAÇÃO DOMINÓ: Corte Especial define sessões extraordinárias


 

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu a realização de três sessões extraordinárias para os meses de setembro e novembro, sempre às segundas-feiras. Em 4 de setembro será apreciado o recebimento da denúncia relativo à Operação Dominó (APn 460). As outras duas, em 9 e 23 de novembro, tratarão de outros temas de competência do colegiado.

Trâmite da ação penal

A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) foi oferecida no último dia 14. Agora, após notificados, os cinco acusados devem apresentar defesa preliminar. Segue-se, então, a resposta do MPF e a apreciação das acusações e defesas pelo ministro relator, no caso, a ministra Eliana Calmon.

Na data marcada para o julgamento, o MPF – atuando como acusador – e cada um dos advogados de defesa terão 15 minutos cada para fazer sustentação oral. Após, a relatora apresenta seu voto e os demais 21 ministros da Corte debatem e votam sobre o recebimento ou rejeição da denúncia em relação a cada um dos acusados.

Verificados elementos suficientes para o seguimento da ação penal, com o recebimento da denúncia pela maioria dos ministros da Corte Especial, os acusados passam a responder criminalmente pela ação. Caso seja rejeitada a denúncia, a ação é extinta e arquivada.

No processo da ação penal ocorrem novos interrogatórios, apresentações de defesas prévias, instrução judicial dos feitos, diligências complementares e apresentação de alegações finais. Após essa fase, novo julgamento colegiado é agendado.

Nesse segundo julgamento, a Corte Especial aprecia o mérito da própria ação penal, isto é, a condenação ou absolvição dos réus. Nesse dia, MPF e defesa fazem sustentações de até uma hora, e o quorum de instalação da sessão é de dois terços dos ministros membros do colegiado.

Fonte: STJ

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)