Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Oficina sobre educação ambiental na agricultura familiar encerra com apelo a empresas públicas e privadas


Gente de Opinião

Oficina foi realizada durante Semana do Meio Ambiente, em Porto Velho

A primeira oficina do Programa de Educação Ambiental de Agricultura Familiar (Paae) realizada com apoio do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia dias 2 e 3 de junho, no Hotel Rondon, em Porto Velho, foi encerrada na última quarta-feira com a criação de uma comissão responsável pela organização da terceira edição.

O programa, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente a partir de reivindicações da chamada Marcha das Margaridas e do Grito da Terra, incorporará várias propostas regionais aprovadas nos dois dias de oficina.

Uma das mais debatidas e que sinalizam a inclusão no Projeto Regional Político Pedagógico (PPP), que começa a ser elaborado a partir de agosto, é a inclusão de ações de educação ambiental voltadas para a agricultura familiar no plano diretor das empresas públicas e privadas.

No período da tarde, foi criada a comissão organizadora da segunda oficina prevista para acontecer dias 5, 6 e 7 de agosto, na capital, onde serão definidas as linhas de ação do PPP. No próximo dia 23 de junho, a comissão se reunirá para definir a metodologia que será empregada nas discussões da elaboração do plano regional.

A meta é criar alternativas para integrar a educação ambiental ao processo produtivo da agricultura familiar, de forma a conscientizar mais o homem do campo a praticar a agricultura sustentável, fixar o produtor ao meio rural e agregar renda à comercialização dos produtos agroecológicos. Os métodos para evitar o uso de defensivos agrícolas na produção e a consequente substituição pela utilização de adubo orgânico serão difundidos de forma continuada, inclusive com respeito ao conhecimento tradicional.

COMISSÃO
A comissão organizadora da segunda oficina é composta por representantes de órgãos públicos e entidades não governamentais, como a Ecoporé, Sedam/Educação Ambiental, Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais(CPPT-Cuniã), Secretaria Municipal de Educação(Semed/Ensino Rural),Instituto Chico Mendes (ICMBio), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), UNIR, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Departamento de Comunicação(Decom) e Conselho Gestor dos Territórios da Cidadania.

A consultora Aida Maria Silva, responsável pela coordenação das oficinas, disse que a primeira tentativa foi em 2009, com a realização de uma oficina de formação,mas o processo já está em curso em Rondônia, pois desde à época as organizações não governamentais e a Emater passaram a atuar nesse movimento de afirmar uma agricultura agroecológica, uma agricultura saudável com base na sustentabilidade. “Então na minha compreensão, o Programa de Educação Ambiental vem se articular com o que já existe aqui, dentro de uma metodologia que corresponda à realidade de Rondônia”.
 


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Abdoral Cardoso
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)