Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Oficina discute legislação eleitoral em pré-campanha


 Gente de Opinião

As limitações impostas às matérias jornalísticas pela legislação eleitoral, durante o período de pré-campanha, foi tema de discussão durante a palestra do advogado Clênio Amorim Corrêa, na manhã desta terça-feira (10), na III Oficina de Comunicação do Governo de Rondônia.

A propaganda política foi defendida por Clênio Amorim como “um dever de todos os governos ao mostrar o que fazem”, a questão é quando ela se torna eleitoral e aí Corrêa enfatiza: “se não há pedido de voto, não há campanha, portanto não há infração legal”. Amorim deu mais explicações sobre o assunto, comentou o entendimento do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e respondeu às perguntas dos jornalistas presentes.

Uma das preocupações dos participantes era referente ao uso de linguagem subliminar nos veículos de comunicação. O caso do ‘pano de fundo’ foi o da rede Globo de televisão que em 2010, ao comemorar os 45 anos, aproveitou a oportunidade para apoiar o candidato tucano da época, José Serra (PSDB). O Partido Trabalhista recorreu obrigando a emissora retirar seu selo comemorativo do ar.

Já em 2014, o mesmo artifício vem sendo usado por meio da logomarca da novela Geração Br45il. Para Clênio Amorim cabe à direção dos partidos adversários entrar com recurso solicitando a retirada. O uso da rede social Facebook também foi lembrado e a recomendação é de que não deve se utilizar a mídia eletrônica para denegrir ou difamar opositores.

A análise agora é em todo o contexto, “o que é avaliado é isto”, ressalta Clênio. Para ilustrar o caso, ele lembra um ex-prefeito da capital que pintou as paredes da sede administrativa da cor do seu partido. “Até então tudo bem, não havia configurado nada, mas a partir do momento em que ele colocou estrela ai já temos a promoção pessoal, no caso o partido”, evidencia.

Contribuição

Presente ao segundo dia da III Oficina de Comunicação, o jornalista Montezuma Cruz, que lançou o livro “Do Jeito que Vi”, ressalta que para o jornalista é importante tomar conhecimento do que pode ou não pode, principalmente na era das mídias sociais que ampliam e fortificam o direito à liberdade de expressão previsto na Constituição Federal.

“Vejo esta participação como produtiva”, afirmou Clênio Corrêa, lembrando que é importante que os comunicadores tenham em mente o que podem durante este período eleitoral, principalmente a partir do dia 05 de julho, data em que se paralisa a propaganda institucional.

De acordo com o estudante do 5° período de publicidade da faculdade Uniron, Matheus Oliveira Silva, existe uma grande carência de eventos desta natureza para a área. “Sentimos essa falta e é algo importante que valoriza nosso currículo”, opinião compartilhada por Mailson Lima, do mesmo curso, “somos preparados para atuar mais no campo comercial, por vezes esquecemos essa visão institucional da publicidade e propaganda, por isso acredito que o evento está de parabéns”, afirma.
 


Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)