Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Obras da prefeitura são alvos de vandalismo


Mais uma vez as ações da prefeitura de Porto Velho em benefício da população são alvos de atos de vandalismo e destruição do patrimônio público. Na Rua Buenos Aires, entre as Avenidas Calama e Pinheiro Machado, bairro Embratel, alguns moradores descontentes com a construção de meio-fio e sarjetas estão destruindo o trabalho feito pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur). Outros sequer permitem que os serviços sejam feitos em frente de suas casas ou comércios. Alegam transtornos para passar com o carro.

O diretor administrativo da Emdur, Eudes Claudino, que visitou as obras na tarde da última quinta-feira (28), disse que pessoas utilizam os próprios automóveis para danificar o que foi feito, enquanto o concreto ainda está mole. “Em alguns casos, o trabalho já foi refeito por três vezes ou mais”, lamentou. Como a Emdur não conseguiu resolver o problema por meio do diálogo, vai acionar a Coordenadoria Municipal de Posturas para notificar e até mesmo multar se for preciso. “Si insistirem vamos chamar a polícia, pois danificar o patrimônio público é crime”, alertou.

“É lamentável o fato do munícipe destruir um bem público construído e pago com o próprio dinheiro dele, quando deveria zelar e proteger”, protestou o presidente da Emdur, Klebson Lavor. Segundo eles, muitos danificam o meio-fio porque querem utilizar as calçadas como estacionamentos. “Calçada é um espaço de uso comum que deve ser utilizado pelo pedestre”, observou. Ele também reiterou as palavras do diretor administrativo, afirmando que se for necessário, chamará a polícia para prender os infratores e concluir a obra.

Klebson Lavor agradeceu o apoio e a educação dos demais moradores que compreendem o trabalho da prefeitura. “O transtorno de hoje é compensado pelos benefícios que durarão por muitos anos”, comentou. Disse, ainda, que a despeito dessas dificuldades, a Emdur vai continuar trabalhando e cumprindo com as determinações do prefeito Roberto Sobrinho. “A maioria não pode pagar pelo erro da minoria”, frisou.

Eudes Claudino explicou que o meio-fio segue um padrão estabelecido pela prefeitura, com cinco centímetros de altura na entrada para veículos. No prazo máximo de 24 horas, a massa está seca e os carros podem passar sobre o meio-fio que não será danificado. Ele pediu a compreensão e colaboração das pessoas para levar o benefício a toda comunidade.

Parceria

A Rua Buenos Aires está sendo alargada e recapeada pela prefeitura. As obras são executadas com recursos próprios, através de parceria entre as secretarias de Serviços Básicos e de Obras. A primeira prepara a base e a segunda aplica o asfalto. Em seguida, entra a Emdur fazendo meio-fio e sarjetas. A Semtran é a responsável pela sinalização.

Fios

Klebson Lavor afirma que o vandalismo tem causado sérios prejuízos para o Município. Um dos pontos mais atacados são as redes elétricas do sistema de iluminação pública. Constantemente, ladrões furtam toda fiação e deixam a população às escuras. Os criminosos ainda danificam lixeiras, bancos de praça e picham prédios, dentre outros.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)