Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB é sensível a luta dos servidores da Justiça, mas preocupa-se com os prazos


A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil manifestou, na manhã desta segunda-feira, preocupação com a questão dos prazos processuais na Justiça de Rondônia, em função da paralisação dos serventuários que reivindicam melhores salários. O presidente da instituição, advogado Hélio Vieira, esteve ainda pela manhã na corregedora geral de Justiça, onde tratou do assunto, manifestando sua preocupação com os prejuízos que a paralisação possa trazer à sociedade.

Como a paralisação dos servidores do Judiciário, os cartórios também estão sem funcionar. Esse é um dos pontos que preocupa a OAB. Na visita à corregedoria, o presidente da OAB manifestou sua apreensão quantos aos prazos, para não prejudicar o jurisdicionado, e solicitou que, se for o caso, devolve os prazos processuais aos advogados.

O presidente da OAB esclarece, no entanto, que é sensível aos pleitos dos servidores e que está favorável ao movimento. “Desde que assumimos a presidência da OAB já percorremos mais de 15 mil quilômetros, visitando todas as Comarcas e todas as subseções. Temos um raio-x do funcionamento da Justiça e dos principais problemas enfrentados pela advocacia. Sabemos das dificuldades com que os servidores lidam no dia-a-dia com a falta de estrutura no Poder Judiciário, como número insuficiente de funcionários, o que os submete a uma carga sobre-humana de serviço, acumulo de serviços nas escrivanias de todas as Comarcas e problema de orçamento”, observa Hélio Vieira.

Na Corregedora do Tribunal de Justiça, o presidente da OAB fez um relato dessas dificuldades e tratou também, da situação por que passam os advogados da região de Ariquemes. No ano passado, na cidade de Buritis, foi assassinado o advogado Orli Rosa, depois veio o problema de uma magistrada de Machadinho que não se entende com os advogados e, embora sem motivo, entrou com processo contra metade dos advogados que militam na Comarca, criando uma situação sui-generis.

Hélio também relatou a desembargadora Ivani Borges que, em Ariquemes, os advogados estão sendo ameaçados de morte, porque estão atuando com zelo e profissionalismo e zelo para com as ações que impetram em favor de seus clientes. “É uma situação inadmissível, já que o advogado é indispensável à distribuição de Justiça”, disse Hélio, manifestando sua preocupação com os acontecimentos.

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)