Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB é sensível a luta dos servidores da Justiça, mas preocupa-se com os prazos


A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil manifestou, na manhã desta segunda-feira, preocupação com a questão dos prazos processuais na Justiça de Rondônia, em função da paralisação dos serventuários que reivindicam melhores salários. O presidente da instituição, advogado Hélio Vieira, esteve ainda pela manhã na corregedora geral de Justiça, onde tratou do assunto, manifestando sua preocupação com os prejuízos que a paralisação possa trazer à sociedade.

Como a paralisação dos servidores do Judiciário, os cartórios também estão sem funcionar. Esse é um dos pontos que preocupa a OAB. Na visita à corregedoria, o presidente da OAB manifestou sua apreensão quantos aos prazos, para não prejudicar o jurisdicionado, e solicitou que, se for o caso, devolve os prazos processuais aos advogados.

O presidente da OAB esclarece, no entanto, que é sensível aos pleitos dos servidores e que está favorável ao movimento. “Desde que assumimos a presidência da OAB já percorremos mais de 15 mil quilômetros, visitando todas as Comarcas e todas as subseções. Temos um raio-x do funcionamento da Justiça e dos principais problemas enfrentados pela advocacia. Sabemos das dificuldades com que os servidores lidam no dia-a-dia com a falta de estrutura no Poder Judiciário, como número insuficiente de funcionários, o que os submete a uma carga sobre-humana de serviço, acumulo de serviços nas escrivanias de todas as Comarcas e problema de orçamento”, observa Hélio Vieira.

Na Corregedora do Tribunal de Justiça, o presidente da OAB fez um relato dessas dificuldades e tratou também, da situação por que passam os advogados da região de Ariquemes. No ano passado, na cidade de Buritis, foi assassinado o advogado Orli Rosa, depois veio o problema de uma magistrada de Machadinho que não se entende com os advogados e, embora sem motivo, entrou com processo contra metade dos advogados que militam na Comarca, criando uma situação sui-generis.

Hélio também relatou a desembargadora Ivani Borges que, em Ariquemes, os advogados estão sendo ameaçados de morte, porque estão atuando com zelo e profissionalismo e zelo para com as ações que impetram em favor de seus clientes. “É uma situação inadmissível, já que o advogado é indispensável à distribuição de Justiça”, disse Hélio, manifestando sua preocupação com os acontecimentos.

Fonte: OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)