Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB denuncia redução da atividade do Judiciário em Ariquemes


A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia está denunciando a redução das atividades do Poder Judiciário em algumas Comarcas do Estado, apontando sérios prejuízos à sociedade. Em Ariquemes, por exemplo, segundo o presidente da Subseção da OAB no município, advogado Fernando Gonçalves, os juízes baixaram portaria conjunta reduzindo o horário de atendimento dos cartórios no período da tarde. Isso é grave, traz sérios prejuízos à sociedade e não podemos aceitar, afirma Gonçalves, apontando esse apenas como um dos graves problemas que vem ocorrendo na região.

Ouvido na sessão do Conselho Seccional da OAB na última sexta-feira, 25, o presidente da Subseção da OAB em Ariquemes denuncia também o clima de intranqüilidade e insegurança que vem se instalando na região desde o assassinato do advogado Orli Rosa, em Buritis, no ano passado. Estamos com alguns colegas ameaçados de morte por estar exercendo seu ofício com dedicação e profissionalismo, denunciou Fernando Gonçalves.

O presidente da OAB, advogado Hélio Vieira, assegurou que já nesta segunda-feira manterá contatos com a presidência e com a corregedoria do Tribunal de Justiça, para tratar da redução do funcionamento dos cartórios judiciais em Ariquemes. Se não ti vermos sucesso administrativamente, não descarto a possibilidade de ingressarmos com medidas judiciais para garantir o atendimento à sociedade, disse Hélio, ao designar o conselheiro Marcos Araújo para, em conjunto com o conselheiro federal Orestes Muniz preparar as medidas judiciais, caso necessário.

Em um ambiente como o que estamos vivenciando, com a crescente espiral da violência e o aumento da demando por Justiça, a última coisa que a sociedade espera é a redução do funcionamento do Poder Judiciário. A Ordem está atenta e vai lutar ao lado do Judiciário para corrigir as deficiências, mas não podemos aceitar a restrição das atividades judiciais, observa Hélio.

Para Fernando Gonçalves, a portaria editada pelos juízes de Ariquemes no último dia 14 tenta dar uma aparente normalidade a media, assegurando o funcionamento dos cartórios. Mas nós, que militamos na advocacia de Ariquemes, sabemos que a coisa não funciona assim. Há enormes dificuldades que se constituem em gargalos que atravancam o funcionamento da Justiça e precisamos juntos, encontrar uma saída para o problema, desde que não seja a redução do funcionamento do judiciário, disse.

O presidente da Subseção da OAB em Ariquemes denuncia também ameaças contra vários advogados da cidade e destaca a tentativa de uma magistrada da Comarca de Machadinho, que tentou processar mais da metade dos advogados que atuam na cidade. O advogado é um aliado do Judiciário. Sem advogado, não há Justiça. Então não vejo porque esse acirramento de ânimos, desabafou Fernando Gonçalves.

  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)