Sexta-feira, 26 de março de 2010 - 21h45
Porto Velho é uma das capitais brasileiras que mais tem crescido nos últimos anos. Juntamente com todo o crescimento vivenciado pelo município, é visível, também, o surgimento de problemas enfrentados pelos grandes centros. Atualmente, o maior número de reclamação dos portovelhenses está focado na questão do trânsito da capital.
Para Francisco das Chagas, residente em Porto Velho a mais de 30 anos, a infraestrutura viária do município não acompanhou o crescimento da frota de veículos. “Há bem pouco tempo, tínhamos um trânsito mais tranqüilo. O que aconteceu é que o número de carros aumentou rapidamente sem que fosse possível, organizar todo esse fluxo de automóveis. Muitas vezes, também, nos deparamos com atos imprudentes de alguns motoristas, o que tem contribuído para aumentar o numero de acidentes”, disse.
De acordo com o Dr. Rodrigo Bastos, diretor geral do Hospital João Paulo II, os acidentes de trânsito estão entre os principais casos atendidos pelo hospital. “Todos os meses são feitos cerca de seis mil atendimentos, e quase a metade são em decorrência de acidentes de trânsito. Recentemente realizamos duzentas cirurgias ortopédicas em hospitais particulares, a maioria em vítimas desses acidentes. Hoje, o número de pessoas esperando por esse mesmo tipo de cirurgia é ainda maior. Se resolvermos os problemas relacionados ao trânsito, poderemos desafogar os hospitais”, afirmou o diretor.
Ações
Entre os dias 23 e 25 do mês de março, por meio de uma parceria entre Governo do Estado do Rondônia, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Polícia Militar, Hospital João Paulo II e SEMTRAN, foram realizadas blitzes educativas na Avenida Campos Sales. Durante a ação, os servidores orientavam os motoristas sobre os riscos da não utilização dos equipamentos de segurança obrigatório.
“Também repassamos às pessoas abordadas o meio correto de se portar para evitar acidentes no trânsito. Sempre afirmamos que, caso o motorista verifique algum problema na via, como engarrafamentos, pista com pouca sinalização ou em más condições, é preciso que ele aja com mais prudência para não piorar ainda mais a situação”, afirma Manoel Carlos, coordenador de educação de trânsito do DETRAN.
Manoel Carlos afirma ainda que o DETRAN “recebeu informações de que a SEMTRAN já está formando os novos agentes de trânsito, e que eles já começarão a atuar no mês de abril em ações educativas para, posteriormente, iniciarem as ações repressivas. Estamos felizes com esta notícia e estamos à disposição para continuarmos com essa parceira que já vem dando bons frutos”.
Fonte: A/I DETRAN
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c