Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Novo superintendente do Incra apresenta plano a deputados


O novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cletho Muniz de Brito, o Brito do Incra, foi recebido ontem, terça-feira (28) pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e pelos deputados estaduais José Lebrão (PMDB), Alex Redano (PRB) e Saulo Moreira (PDT).

Brito é funcionário de carreira do órgão, já foi secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e exerceu o mandato de deputado estadual.

“Estou me colocando à disposição desta Casa, para trabalharmos em parcerias que possam contribuir para que haja o atendimento de três prioridades nossas: a titulação, a regularização fundiária e a redução dos conflitos agrários”, destacou o superintendente.

Maurão disse que a Assembleia pode contribuir com esse trabalho, com a aprovação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico.

“O governo já licitou a empresa e deverá fazer o zoneamento por etapas, para em seguida ser encaminhado ao Legislativo. Sem a nova aproximação, áreas que hoje precisam ser regulamentadas pelo Incra não podem sediar atividades produtivas, o que impede a regularização fundiária”, explicou o presidente.

O superintendente observou que hoje, com a falta dessa atualização, o Incra não consegue promover a regularização fundiária de áreas como o distrito de União Bandeirante, em Porto Velho.

“Não temos mecanismos legais que nos permitam a desapropriação e regularização. Com a aproximação, aquela área sairia da Zona 2 e passaria para a Zona 1, possibilitando a documentação, que beneficiaria milhares de famílias que habitam e trabalham na terra”, completou.

Brito anunciou que trará o programa Terra Legal para o Incra, em uma ação conjunta para a titulação de áreas e regularização fundiária. “O Terra Legal vai sair do Sipam e voltar ao Incra, para um trabalho em conjunto que possa dar celeridade aos processos de regularização e titulação”, garantiu.

Títulos entregues

Brito do Incra anunciou que nos próximos dias fará a entrega de cerca de 3 mil títulos em Rondônia. “Há 13 anos que não se entrega um único título, o que acaba gerando instabilidade no campo. Hoje, temos aproximadamente 7.500 famílias acampadas em mais de 100 acampamentos, com maior intensidade no Cone Sul e no Vale do Jamari”, observou.

Hoje, Rondônia precisa ajustar a política de regularização fundiária em regiões como Minas Nova, Rio Pardo, Buritis, Campo Novo de Rondônia e Cujubim, entre outras.

ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna]

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)