Segunda-feira, 20 de junho de 2011 - 16h02
Durante dois dias, três profissionais da área da saúde e sociedade estarão debatendo no Teatro Banzeiros, propostas e sugestões para melhorar a atenção básica à saúde na rede municipal. Os debates estão ocorrendo dentro da VII Conferência Municipal de Saúde de Porto Velho — Congresso de Atenção Básica / Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS) que encerra nesta terça feira, 21.
Ao todo serão realizadas 13 palestras e três mesas redondas. A primeira, com o tema “Desafio nas Práticas da Gestão da Atenção Básica”, aconteceu nesta segunda feira, 20, pela manhã. À tarde, o terma é “Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica”. Amanhã, a mesa redonda discorrerá sobre o assunto “SUS e o Controle Social”.
Nesta segunda, pela parte da manhã, ocorreram cinco palestras. “Modelo de Gestão e Saúde da Família” abriu a série de debates. Na sequência foram debatidos os assuntos “Modelo de Gestão e Saúde da Família em Porto Velho”, “Experiências Exitosas na Estratégia de Saúde da Família em Porto Velho”, “Um Desafio na Atenção Básica: Gravidez na Adolescência”, e “Formação de Pessoal com Ênfase na Atenção Básica”. À tarde os assuntos em debates serão: “Integração da Vigilância em Saúde na Atenção Básica”, “Explosão Demográfica em Porto Velho e Impacto no Setor Saúde”, “Violências Frente ao Incremento Populacional” e “Vigilância e Acompanhamentos das Hepatites”.
Na terça feira, serão mais quatro palestra. “SUS e o Controle Social” abre a sequência as discussões que terá ainda: “O Papel dos Conselhos de Saúde no Controle Social”, “A Gestão Qualificando a Assistência e o Acesso” e “Controle Social: Uma Experiência Exitosa”. À tarde os grupos se reúnem para discutir os eixos temáticos e temas das mesas redondas. No último dia, na quarta, 22, pela manhã será realizada a plenária final e a aprovação das propostas finais e moções. Pela parte da tarde, será realizada a eleição para os delegados à Conferência Estadual.
O secretário Municipal de Saúde, Williames Pimentel, adiantou que o debate é importante para que o município tenha um norteador visando o planejamento das futuras ações a serem implementadas pela prefeitura para os próximos anos.“Temos a expectativa de que saiam daqui boas propostas para as novas políticas que serão colocadas em práticas nos próximos quatro anos. Temos essa expectativa principalmente pela boa presença de público. O auditório do teatro está lotado, por isso que saiam boas sugestões desses debates”, afirmou o secretário.
Williames Pimentel lembrou ainda dos avanços conquistados pela população de Porto Velho, na área da atenção básica na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, como a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família para mais de 70% da população da capital, que equivale a cerca de 200 mil pessoas.
Há ainda a contratação de pessoal, a construção novas Unidades de Saúde da Família e a reforma e ampliação das antigas, tanto na área urbana como nos distritos, a construção de três Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o reaparelhamento da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), com a aquisição de equipamentos e veículos. “São uma série de ações que a prefeitura vem desenvolvendo que conseguimos melhorar esse atendimento à população. Sabemos que há ainda muito a se fazer e essas medidas são tomadas assim, chamando a população para discutir junco com a prefeitura as prioridades de investimentos”, disse o secretário.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)