Terça-feira, 30 de março de 2010 - 20h53
A nova composição do Sistema Diretivo do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia (SINDUR), eleita nas eleições gerais ocorrida em fevereiro, foi empossada na última quinta-feira, 25, durante ato realizado em Ji-Paraná. A nova diretoria irá comandar a instituição no triênio 2010/2013. O SINDUR representa as empresas dos setores de energia e de saneamento, a exemplo da CAERD, ELETROBRÁS DISTRIBUIÇÃO RONDÔNIA, TERMONORTE, ELETROBRÁS ELETRONORTE, GUASCOR, SAAE-VILHENA, CENTRAL NORTE, ENERGOATO E EPLAN ENGENHARIA.
Antecedendo as assinaturas de posse, os diretores acompanharam uma analise sobre a atual conjuntura política e econômica do Brasil, proferida por Itamar Ferreira, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Rondônia. As avaliações giraram em torno da Crise Mundial, crescimento de Rondônia e eleições 2010. Segundo Itamar, “a crise Mundial foi a prova de fogo pela qual passou o governo Lula, e a eleição deste ano será plebiscitária, onde a população terá a oportunidade de avaliar e escolher entre os governos Lula e FHC”.
Em seguida o secretário geral do SINDUR, Francisco Evandro, chamou atenção dos novos diretores para a importância de se conhecer o estatuto da entidade, a fim de atender as demandas, evitar questionamentos e críticas à direção por falta de envolvimento com os interesses dos filiados.
O presidente do SINDUR, Nailor Gato, ressaltou o compromisso da entidade em continuar defendendo os direitos dos trabalhadores dentro do atual momento vivido pelo sindicato, com a somatória de novos dirigentes que chegam para a direção da entidade. “A luta continua com novos companheiros, conjuntura totalmente diferente da que tínhamos há três anos, reorganização do setor elétrico, saneamento com um novo Marco Regulatório, e dentro de uma proposta que vamos apresentar no Planejamento Estratégico, dá maior investimento na formação de novas lideranças para continuarmos o projeto que desenvolvemos ao longo de 25 anos de existência”, destacou o presidente.
O representante do SAAE-VILHENA e novo integrante da direção do sindicato, Nilson Canhete, falou das expectativas para os próximos três anos. “Espero que neste mandado tenhamos um grande avanço. Há pouco tempo o pessoal é filiado ao Sindur, então houve poucas conquistas. Então espero melhorias, mais adesão, reivindicações, e união dos funcionários com o sindicato”, disse. Já a representante da CAERD em Rolim de Moura, Nilva Linhares, falou do compromisso de representar a categoria com seriedade. “Quero fazer valer os votos, sendo ética e atuar de acordo com o estatuto. Espero manter uma relação próxima com os companheiros da base para que continuem satisfeito com a atuação do sindicato”, resumiu.
O secretário de Política de Energia, Grinelson Oliveira Bastos, aproveitou a presença de demais dirigentes para apresentar informes sobre o setor elétrico. O secretário demonstrou-se indignado com a decisão da diretoria da Eletrobrás em retirar as distribuidoras do Plano de Carreira e Remuneração (PCR), classificando a atitude com uma forma de discriminação com os trabalhadores do setor. “Na 10ª apresentação e discussão sobre o PCR tínhamos as distribuidoras com 80% acertado e na 13ª apresentação ocorrida no último dia 24, foi dito claramente para nós da Intersindical que as distribuidoras estavam fora do PCR e isso nos deixou chateado porque o presidente da Eletrobrás já havia afirmado no dia 22 no Rio de Janeiro, na transformação da nova Eletrobrás, que o PCR seria para todas as empresas. Essa notícia repassada por representantes sindicais da Eletrobrás nos deixa triste e indignado e para tanto iremos fazer nosso papel, nosso boletim e encaminhar para as mãos das pessoas responsáveis como ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e o presidente Lula, que vão saber da forma como estão tratando as distribuidoras”, reclamou.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O primeiro ato da nova diretoria foi iniciar os trabalhos do Planejamento Estratégico da instituição para os próximos três anos. Os trabalhadores contaram com a coordenação do consultor Nelson Brum Motta, que destacou os principais pontos da elaboração do planejamento. “Em primeiro lugar tem que se ressaltar a importância da diretoria do Sindur parar suas atividades cotidianas e realizar o seminário de Planejamento Estratégico, para ter noção, clareza de quais são suas principais dificuldades, suas principais potencialidades, se preparar antecipadamente para enfrentar o cenário que vai vir pela frente. Cenário este ano extremamente complexo; temos eleições, copa do mundo, então é fundamental a diretoria do sindicato parar e pensar as suas ações prioritárias. Então estamos identificando as principais dificuldades do sindicato, os seus principais problemas, vendo uma maneira de solucionar, definir quais são os objetivos estratégicos dessa gestão que acabou de tomar posse, os resultados esperados, suas metas a pequenos, médio e longo prazo. A partir disso estabelecer as principais operações, o que o sindicato vai está fazendo de prioritário, as ações principais que serão realizadas, estaremos definindo também os prazos para isso, os prazos para iniciar, prazos para terminar. Vamos também estabelecer onde o sindicato vai priorizar seus principais recursos, seja material, financeiro, organizativo, político, e principalmente, vamos sair daqui com um plano elaborado, sistematizado, que vai dar um rumo para o sindicato nesses próximos três anos. E por final definir como vai ser a gestão desse plano, quem vão ser os responsáveis, quem vai está apoiando, como as delegacias de base vão está atuando conjuntamente com a executiva, a partir disso, executar esse plano. E na execução dele tirar um sistema de monitoramento e acompanhamento. A cada mudança sensível significativa desse cenário vamos está parando para avaliar, replanejar e voltar executar. Então nos próximos três anos, no mínimo a cada ano, vamos está fazendo uma avaliação e um replanejamento. Então é fundamental para o sindicato e para toda a categoria que massiçamente votou nessa diretoria, o Sindur ter parado nesses dois dias aqui em Ji-Paraná para realizar esse seminário de Planejamento Estratégico”, finalizou o consultor. Os trabalhos duraram até o fim da tarde de sexta-feira, 26.
Fonte: Ascom
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér