Quinta-feira, 12 de julho de 2007 - 22h27
Em decisão liminar o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa deferiu um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) e suspendeu a CPI aberta pela Assembléia Legislativa para investigar atos da entidade sindical.
Entre outros argumentos, disse o juiz: e não de menos relevância, a intervenção do Poder Legislativo na instituição sindical não se comporta adequada, considerando a regra do art. 8º, I, CF/88. Importante ver que o art. 8, I, CF/88 não se refere a limitação de intervenção mas também da interferência do poder publico na vida associativa.
Quero parabenizar a justiça de meu Estado pela sábia decisão, ainda que liminar, resgatando uma condição básica do estado de direito que é a autonomia e independência sindical à salvo de qualquer intervenção dos patrões, sejam eles do poder público ou da iniciativa privada.
Os sindicatos podem e devem responder ao Poder Público, mas, antes de tudo, aos seus filiados e filiadas que o fundam, organizam e sustentam para a defesa de seus interesses comuns.
Parabenizo também o presidente da CPI, que reconheceu ser inconstitucional a CPI e havia solicitado seu arquivamento, conforme registro da imprensa.
Esta decisão renova a confiança na isenção do Poder Judiciário de nosso Estado e de nosso país.
Senadora Fátima Cleide
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)