Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nota da senadora Fátima sobre a liminar do juiz Edenir


Em decisão liminar o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa deferiu um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero) e suspendeu a CPI aberta pela Assembléia Legislativa para investigar atos da entidade sindical.

Entre outros argumentos, disse o juiz: “e não de menos relevância, a intervenção do Poder Legislativo na instituição sindical não se comporta adequada, considerando a regra do art. 8º, I, CF/88. Importante ver que o art. 8, I, CF/88 não se refere a limitação de intervenção mas também da interferência do poder publico na vida associativa”.

Quero parabenizar a justiça de meu Estado pela sábia decisão, ainda que liminar, resgatando uma condição básica do estado de direito que é a autonomia e independência sindical à salvo de qualquer intervenção dos patrões, sejam eles do poder público ou da iniciativa privada.

Os sindicatos podem e devem responder ao Poder Público, mas, antes de tudo, aos seus filiados e filiadas que o fundam, organizam e sustentam para a defesa de seus interesses comuns.

Parabenizo também o presidente da CPI, que reconheceu ser inconstitucional a CPI e havia solicitado seu arquivamento, conforme registro da imprensa. 

Esta decisão renova a confiança na isenção do Poder Judiciário de nosso Estado e de nosso país.

 Senadora Fátima Cleide

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)