Quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 12h05
A superintendência do Incra em Rondônia divulgou hoje o número de famílias assentadas nas terras da reforma agrária no estado em 2012. Foram até o momento 928 famílias tanto nos novos assentamentos quanto nos demais, de acordo com relatório do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).
Para o superintendente do Incra/RO, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, esse quantitativo é motivo de comemoração. “Tínhamos uma meta de assentar 820 famílias nesse ano e já ultrapassamos. Sabemos que a demanda é grande no estado, mas esse resultado favorável nos estimula a continuar o trabalho como vimos fazendo, com muita dedicação e rigor”, analisa.
Nos assentamentos criados em 2012, um total de sete, nos municípios de Costa Marques, Ariquemes, Vilhena, Corumbiara e Machadinho do Oeste, já foram homologadas 477 famílias. Outras 451 famílias foram beneficiadas com lotes naqueles já existentes onde abriram vagas por desistências ou processos de retomadas.
Existe a possibilidade de beneficiar ainda em 2012 mais 339 famílias, já que a capacidade dos novos assentamentos ainda não foi preenchida. “Os candidatos estão com processos em andamento no nosso sistema e todos os dados são checados e confrontados com os sistemas dos demais órgãos para averiguar se o perfil se enquadra na legislação”, explicou a chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra/RO, Maria Amália Ferreira.
De acordo com a legislação, o trabalhador rural pode ser beneficiado com um lote em assentamento desde que ainda não tenha sido contemplado com terras públicas, não se admitindo funcionários públicos, comerciantes, renda superior a três salários mínimos referente à atividade não agrícola, condenados por sentença judicial transitado em julgado com pena pendente de cumprimento ou não prescrita, entre outras exigências.
As terras não são gratuitas e são cedidas às famílias com algumas condições, como a produtividade agrícola da mesma e preservação ambiental. Ao entrarem no lote recebem os créditos para início da atividade e construção de sua habitação. Recebem ainda um documento denominado Contrato de Concessão de Uso (CCU) pelo prazo de cinco anos, renovável por mais cinco. Após esse prazo, os beneficiários receberão o Título de Domínio (TD) que será pago em parcelas.
Fonte: Jeanne Machado
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)