Quarta-feira, 26 de novembro de 2014 - 18h15
Iniciou na nesta quarta-feira (26), o programa “Arom Itinerante”, executado pela Associação Rondoniense de Municípios. São reuniões com prefeitos e secretários municipais, que devem ocorrer até o próximo dia 04 de dezembro, nos polos de Cerejeiras, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, respectivamente.
O presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste/RO, Marinho da Caerd, abriu os trabalhos no município de Cerejeiras, com a presença dos prefeitos do Cone Sul. O municipalista explanou sobre os objetivos da entidade, enfatizando soluções administrativas sobre: fortalecimento da receita própria; políticas de resíduos; programas federais e municipalismo.
Na reunião, a Arom atualizou os participantes quanto das mudanças em Lei, como pisos salariais e veto presidencial ao projeto que previa prorrogação de quatro anos ao prazo para implantação da Política de Resíduos Sólidos pelos prefeitos. O dirigente da entidade também ressaltou as conquistas da Municipalidade ante os cenários nacional e estadual.
Além de levar informações, orientações e anotar solicitações dos gestores, a Arom incluiu abordagem sobre quesitos sociais, que foram discorridos pela represente do Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, Glanadir Bem. “Os municípios devem levantar todos os indicadores e inverter índices desfavoráveis”, resumiu a palestrante.
Prefeitos
O prefeito de Cerejeiras/RO, Airton Gomes enalteceu a Arom pela oferta de assessoramentos técnicos e elencou os pontos deficitários da gestão, destacando a união dos municípios pelas saídas sobre a problemática dos resíduos sólidos. “Temos falado muito sobre a questão. Vamos analisar as viabilidades e verificar as possibilidades de gerirmos o setor por meio de um consórcio intermunicipal”, disse.
Deocleciano Ferreira, prefeito de Corumbiara/RO, acentuou as responsabilidades jurídicas das prefeituras e as sanções dos órgãos de controle. O gestor também apontou as dificuldades do município e agradeceu a equipe da Arom, pela iniciativa. Da mesma forma, o Vice-prefeito de Cabixi/RO, que representou o prefeito Izael Dias e defendeu desenvolvimento das potencialidades e ações de sustentabilidade.
Já o prefeito João Miranda, de Pimenteiras/RO, observou que “os municípios pequenos não possuem técnicos para realizar projetos, temos folha alta e arrecadação pequena e a dificuldade em qualificação de pessoal”. E completou: “parabenizo a Arom pela vinda a nossa região, pois temos problemas peculiares do Cone Sul e precisamos de soluções específicas”.
Fonte: Willian Luiz/Arom
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)