Quinta-feira, 7 de julho de 2011 - 11h40
O 2° Festival de quadrilha de Rua das escolas da Ponta do Abunã realizado pela prefeitura de Porto Velho, através secretaria municipal de Educação (Semed) e do Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã (NEPA), superou todas as expectativas da organização. O Festival foi realizado no Centro Cultural, espaço localizado em frente ao Núcleo e segundo a Polícia Militar o público presente foi de aproximadamente 4 mil pessoas.
As quadrilhas que estiveram presentes no evento representaram as escolas dos quatro Distritos da Região: A Escola Barão do Rio Branco de Fortaleza do Abunã; Escola Maria Casaroto de Vista alegre; A Escola Bandeirantes de Nova Califórnia e as Escolas 13 de Maio, José Augusto e Jayme Peixoto do Distrito de Extrema.
A secretária de Educação Professora Maria de Fátima Ferreira elogiou a magnitude do evento e disse que a cultura precisa estar sempre presente no cotidiano das Escolas. A secretária foi elogiada, tendo sido inclusive homenageada pela quadrilha da Escola Barão do Rio Brando de Fortaleza do Abunã.
A Deputada Estadual Epifânia Barbosa também presente no evento, destacou a importância de atividades culturais que fazem a integração dos quatro distritos que compõem a Ponta do Abunã.
As barracas com comidas típicas foram doadas para a comunidade, inclusive com isenção de taxas. O Professor Marquelino Santana, organizador do evento agradeceu o apoio recebido da Prefeitura de Porto Velho, principalmente da Fundação Cultural Iaripuna, da Secretária Fátima e da Deputada Epifânia”que não mediram esforços em prestar todo o apoio necessário as atividades festivas desta região”, enfatizou.
Homenagem a Zé Gaúcho
O Professor Marquelino Santana prestou emocionante homenagem a José Hermeto Mazurkewicz, o Zé Gaúcho, morto num grave acidente ocorrido na BR 364 próximo a Porto Velho no dia 30 de junho. O Professor fez a leitura de uma carta histórica encaminhada ao então Ministro da Justiça em dezembro de 1996 por Zé Gaúcho que pedia a vinda do Ministro a região litigiosa. Gaúcho pedia o fim do litígio e a Emancipação Político – Administrativo da Ponta do Abunã. A leitura da carta foi acompanhada por um grupo de crianças de Vista Alegre do Abunã, todas uniformizadas com traje Gaúcho e tocando acordeons.
Os alunos são estudantes de uma Escola de música daquele Distrito e que tem o Professor Valdir como maestro da Escola. A homenagem emocionou a todos os presentes no evento. O Professor Marquelino Santana, juntamente com Zé Gaúcho estavam escrevendo a história da região. Marquelino disse que vai continuar escrevendo a história, só que agora em luto. O Educador chamou Zé Gaúcho de o Caudilho da Emancipação e contou histórias da filosofia popular do velho guapo. “O sonho de Zé Gaúcho não vai morrer, vamos juntos continuar na luta pela emancipação, pois como disse o eminente jurista João Barbalho no seio da Constituinte que promulgaria a constituição de 1891, o Município é o primeiro amor do cidadão. Descansa no colo de Deus Zé”, finalizou o Professor Marquelino Santana.
Fonte: Meiry Santos
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar
Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Deputada Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) marcou presença em um momento histórico para o município de Candeias do Jamari: a inauguração da Procur

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)