Terça-feira, 26 de março de 2013 - 11h35
Prefeito quer Porto Velho 100% iluminada e diz que não realizará mais obras de pavimentação sem drenagem
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, concedeu entrevista nesta segunda-feira, 25, ao Programa Rondônia de Coração, que vai ao ar de segunda a sexta, às 12h, pela Band canal 9, programa apresentado pelo locutor e também vereador Aélcio Costa. Durante a entrevista o prefeito respondeu a vários questionamentos feitos pelos telespectadores do programa através do facebook e fez um prospecto do que está sendo realizado ao longo destes três meses à frente do executivo municipal. O apresentador iniciou questionando sobre as maiores dificuldades enfrentadas por ele. Nazif citou os alagamentos, devido ao período de chuvas. O prefeito falou que deu início ao serviço de drenagem, e destacou que através dessa ação também conseguiu diminuir os casos de dengue, e principalmente, nenhum caso de morte por dengue hemorrágica foi detectado no município.
Outro assunto abordado durante a entrevista foi sobre a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano – Emdur, que é responsável pela iluminação pública, por fazer manilhas, meio-fios, calçadas, que estava impedida de agir, inclusive com a recomendação de fechamento em decorrência de denúncias de irregularidades. “Contudo, através de esforços conseguimos salva-lá, e até mesmo já possui verba para começar a trabalhar”, disse o prefeito.
Iluminação e Asfalto
Ele declarou que no domingo, 24, após o espetáculo O Homem de Nazaré, realizado pelo Grupo Êxodo, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que teve sucesso garantido pelo grande público ali presente, conversou com o diretor presidente da Emdur, Gerardo Martins, e solicitou que após o período de chuvas que quer ver a cidade toda iluminada. Ressaltou também que em reunião com os gestores da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que não irá mais passar nenhum quilômetro de asfalto aonde não for feito o serviço de drenagem. “Se não quando chegar o verão todo mundo vai ficar contente com o asfalto na rua de suas casas, mas quando o inverno chegar, novamente começam as alagações na cidade, o que representa dinheiro público jogado fora. Então acabou essa história de asfalto sem drenagem”, garantiu o prefeito.
Obras de água
O apresentador também falou sobre a Empresa Andrade & Gutierrez que se comprometeu a tapar toda a buraqueira causada pelas obras de canalização da Caerd e a empresa garantiu que o fará antes de dar sequência aos trabalhos, e que vale ressaltar que estas obras são de responsabilidade do Governo do Estado e que a população acaba atribuindo à prefeitura do município. Mauro Nazif declarou que esta é uma das obras mais importantes para a cidade, pois, com ela Porto Velho receberá 100% de água tratada. “Junto com isso, conseguimos estender essa parceria com a Caerd, Governo do Estado e Prefeitura para os distritos de União Bandeirantes, Jacy-Paraná e Vista Alegre do Abunã”, observou.
Mauro ressaltou também que recebendo água tratada, diminui o índice de doenças. “São menos pessoas procurando os postos de saúde, menos gasto com a saúde e com medicamentos”, enfatizou. No trânsito, segundo Nazif, Porto Velho que era considerada até bem pouco tempo atrás a capital mais violenta do trânsito, numa ação conjunta com o Governo do Estado, a Policia Militar de Trânsito e a Secretaria Municipal de Trânsito – Semtran, o índice de acidentes de trânsito diminuiu.
Com relação às obras dos viadutos, o prefeito declarou que “até agora o Departamento Nacional e Infraestrutura Terrestre - DNIT não repassou o convênio para o Município de Porto Velho, o que nós tivemos que fazer foi um plano para demonstrar as nossas ações, encaminhamos ao DNIT, eu já assinei esse plano, mas até agora não temos o convênio. Nós precisamos ter o convênio, porque com o convênio, nós podemos abrir licitação, e vamos fazê-la pelo modelo da RDC” (Regime Diferenciado de Contratação (RDC), Lei nº 12.462. O que representa um avanço no modelo tradicional de licitações ao encurtar o tempo do processo e o custo dos projetos por adotar o critério de inversão de fases. Ele destacou também que no RDC, a definição do vencedor se dá pelo menor preço quando os concorrentes apresentam suas propostas e ofertas por meio de lances públicos.
Fonte: Cíntia Valadares
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)