Segunda-feira, 24 de setembro de 2012 - 16h22
O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Ricardo de Sá Vieira expôs a necessidade de investimentos no Rio Madeira e a importância da navegação interior, durante a realização do XIII Congresso Nacional de Intermodalidade no Transporte de Cargas, na última sexta-feira (21), em Maceió (AL).
Para Ricardo, é importante investir no sistema de navegação interior(navegação de rio), pois causa baixo impacto ambiental e aquece a economia de Rondônia e do Brasil.
O presidente abordou ainda a necessidade de investimentos para que a Hidrovia do Madeira possa existir. “Para ser chamada de Hidrovia precisamos, pelo menos, de sinalização, dragagem, balizamento. Por hora, não temos isso. Por isso não existe Hidrovia, existe Rio Madeira”, sentenciou.
Ao final de seu discurso, Sá entregou uma camiseta do Fórum Hidrovia Já ao presidente da Associação Brasileira de Transporte de Cargas, Newton Gibson.
Navegação Interior
A navegação interior é realizada em hidrovias de rio, por isso o nome, e pode ser feita em percurso nacional ou internacional. O Rio Madeira é adepto deste sistema. Entenda como funciona:
O Porto embarca soja, açúcar e outras mercadorias em balsas. Após a mercadoria ser embarcada, esta balsa segue para determinada cidade, como Itacoatiara. Chegando ao destino, a mercadoria é transferida para um navio. A partir deste navio será realizada a navegação de longo curso, que é a navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros. Feito o trâmite, a mercadoria é exportada para Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Norte.
Sustentabilidade
Um comboio transporta aproximadamente 40mil toneladas de soja, que é o equivalente a 1428 carretas. Este mesmo comboio é movimentado por apenas um empurrador, de acordo com Edemir Brasil, funcionário da SOPH. “São menos 1428 carretas no trânsito, jogando dióxido de carbono na atmosfera, ou gastando pneus. Resumindo, o impacto ambiental é muito menor”, explica.
Fonte: Isis Capistrano e Antônia Nascimento / Soph
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc