Quarta-feira, 8 de setembro de 2010 - 11h25
Durante entrevista ao programa “Rede de Opiniões” da Rede TV!, apresentado pela jornalista Alisângela Lima, na noite de terça-feira (07/09), o candidato a governador pela coligação “Rondônia Melhor Para Todos – PT/PSB”, Eduardo Valverde, disse que os principais problemas da saúde no Estado serão resolvidos com projetos, gestão transparente e parecerias com o governo federal e com as Prefeituras.
Valverde foi entrevistado ao vivo em rede estadual, oportunidade em que, além de atender aos questionamentos formulados pela emissora, respondeu a perguntas feitas pelos telespectadores através do telefone e da internet.
Inicialmente o candidato fez uma explanação sobre os três pilares do Plano de Governo Participativo, que são o desenvolvimento, a cidadania e a transparência. No entanto, ficou patente que os maiores problemas enfrentados pela população são a falta de atendimento na saúde e a falta de política de segurança pública.
Sobre a saúde, Valverde disse que a prioridade será a descentralização, organização e gestão de qualidade. Pelo atual sistema, segundo o candidato, os procedimentos de alta complexidade são todos realizados na Capital, o que congestiona o Hospital de Base e o João Paulo II, além de obrigar os pacientes do interior a viajarem pela BR 364, o que, muitas vezes, resulta em mortes pré-maturas.
“Vamos buscar mecanismos para concluir o hospital regional de Cacoal, equipá-lo, inclusive de pessoal qualificado, e colocá-lo para funcionar o quanto antes. Também vamos criar outros pólos regionais de atendimento, evitando o tráfego de ambulâncias na BR e com isso salvando muitas vidas”, disse.
Valverde disse também que a solução para a saúde em Rondônia passa pela parceria entre o Estado, o governo federal e as Prefeituras. “O governo de Rondônia precisa realizar parcerias com os Municípios. O prefeito de Rio Crespo, por exemplo, não consegue realizar nem os procedimentos básicos, e precisa da ajuda do Estado que poderia pagar-lhe dois médicos para esses procedimentos”, explicou Valverde, destacando que muitas Prefeituras de pequenos municípios economizariam dinheiro com ajuda do governo estadual, para aplicar em aquisição de medicamentos.
Além da saúde, Eduardo Valverde falou sobre os vários aspectos do desenvolvimento em Rondônia, e afirmou que a solução para manter o nível de emprego depois da conclusão das obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira é a criação do PAC Estadual, responsável pela realização de obras estruturantes em todo Estado. “Temos aeroportos para construir, bem como estradas vicinais e outras obras de infraestrutura que serão desenvolvidas através do nosso Programa de Aceleração do Crescimento, que a exemplo do programa federal, terá como principal objetivo a consolidação interna de nossa estrutura física”, disse Valverde.
O candidato reforçou com ênfase a instalação da Universidade do Estado de Rondônia e da Escola Técnica no Ensino Médio como forma de qualificar trabalhadores, sobretudo os jovens. Também falou de segurança pública com aumento de contingente em todo Estado, de parceria com o governo federal para a segurança nas regiões de fronteira, como forma de combater o narcotráfico, dentre vários outros assuntos.
Fonte: Adércio Dias
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)