Quarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Musicoterapia é utilizada como ferramenta de socialização para dependentes químicos em tratamento em Porto Velho


Gente de Opinião

As aulas são ministradas duas vezes por semana

Teve início neste mês o projeto de musicoterapia para os demandatários do Centro de Referência de Dependência Química – Crepad, unidade da Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas – Sepoad.

Inicialmente, para a oficina de música estão sendo ofertadas 30 vagas para dependentes químicos e familiares que acessam os serviços do Crepad e reeducandos do regime semiaberto do sistema prisional que prestam serviços na Sepoad.

Para as duas turmas, o professor de violão, Edson do Vale, ministra duas aulas com duração de 1h15 por semana. “Estou gostando muito e fico ansioso para chegar os dias das aulas”, afirma o vigilante Vicente Rodrigues, que também participa do grupo de terapia no Crepad, nas quartas-feiras.

A musicoterapia é uma das ferramentas de socialização utilizada que possibilita a pessoa a assimilar conteúdos de valorização pessoal e permite atuar nas interrelações, autoconhecimento e reintegração social.

Seu Vicente, de 61 anos, está sem consumir bebida alcoólica desde dezembro do ano passado, diz que o atendimento psicossocial junto com as atividades que participa no Crepad tem ajudado muito a não perder o controle.


Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha marca presença na reabertura da ALE e projeta novo ciclo de avanços para Rondônia

Governador Marcos Rocha marca presença na reabertura da ALE e projeta novo ciclo de avanços para Rondônia

Com presença firme e olhar voltado para o futuro, o governador Marcos Rocha participou, nesta terça-feira (5), da retomada dos trabalhos na Assemble

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Assembleia reinicia trabalhos legislativos com presença do governador e destaque para harmonia entre poderes

Nesta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) retomou oficialmente os trabalhos após o recesso parlamentar. A sessão ordinária

Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira

Assembleia Legislativa de Rondônia retoma trabalhos parlamentares nesta terça-feira

Na tarde desta terça-feira (5), a Assembleia Legislativa retoma suas atividades em Plenário. Após o recesso no mês de julho, os deputados, com a pre

Regularização: deputada Cristiane Lopes propõe Projeto de Lei que transfere terras da União para Rondônia

Regularização: deputada Cristiane Lopes propõe Projeto de Lei que transfere terras da União para Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista/RO) avança com o Projeto de Lei nº 3609/2024, que propõe a transferência de terras da União p

Gente de Opinião Quarta-feira, 6 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)