Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Municípios são capacitados para promover políticas publicas



Fortalecer as políticas públicas municipais e garantir os direitos de crianças e adolescentes foi o objetivo do governo estadual, ao sediar nos dias 12 e 13 o encontro do 3º Ciclo de Capacitação do selo Unicef. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio do Comitê Gestor Estadual da Agenda Criança Amazônia.

Participam da capacitação os 52 municípios do Estado por meio de três representantes de cada município, sendo eles articuladores, presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e os gestores municipais da assistência social, que ficarão responsáveis por mobilizar gestores, profissionais, adolescentes e a comunidade em geral em torno de ações voltadas para a promoção dos direitos da infância e adolescência.

A capacitação contou com a representante do Unicef, Vilma Cabral, que ressaltou o principal objetivo do ciclo como sendo o de dar condições aos municípios para incorporar outras informações relacionadas com o eixo de participação social nas políticas públicas locais.

As temáticas trabalhadas na capacitação incluem o eixo de participação social, políticas públicas, dicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios da Amazônia, semana do bebê, esporte e cidadania, mudança climática e o impacto na vida das crianças e adolescentes e cultura e identidade, e ainda comunicação para a igualdade étnico racial.

A Seas, além de dar todo o suporte para a realização da capacitação, mantém uma articuladora estadual para continuamente acompanhar os trabalhos dos municípios com relação aos indicadores pertinentes às políticas públicas dos direitos das crianças e adolescentes. Para a articuladora estadual, do Sêlo Unicef, Evilásia Nunes, é muito importante a mobilização dos municípios para garantir os direitos das crianças e adolescentes, atendendo aos objetivos de desenvolvimento do milênio.

De acordo com a Secretária da Seas, Claudia Moura, o Estado tem um grande débito com as crianças e adolescentes e que cabe a área da assistência ser a grande articuladora entre as áreas de segurança, saúde e educação para assegurar os direitos desse segmento. “Temos que capacitar os profissionais dos municípios para que eles atuem firmemente na execução de políticas públicas melhorando os indicadores e a realidade de vida dos meninos e meninas da nossa região”, afirmou a Secretária.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)