Quinta-feira, 14 de abril de 2011 - 20h09
Fortalecer as políticas públicas municipais e garantir os direitos de crianças e adolescentes foi o objetivo do governo estadual, ao sediar nos dias 12 e 13 o encontro do 3º Ciclo de Capacitação do selo Unicef. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio do Comitê Gestor Estadual da Agenda Criança Amazônia.
Participam da capacitação os 52 municípios do Estado por meio de três representantes de cada município, sendo eles articuladores, presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e os gestores municipais da assistência social, que ficarão responsáveis por mobilizar gestores, profissionais, adolescentes e a comunidade em geral em torno de ações voltadas para a promoção dos direitos da infância e adolescência.
A capacitação contou com a representante do Unicef, Vilma Cabral, que ressaltou o principal objetivo do ciclo como sendo o de dar condições aos municípios para incorporar outras informações relacionadas com o eixo de participação social nas políticas públicas locais.
As temáticas trabalhadas na capacitação incluem o eixo de participação social, políticas públicas, dicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios da Amazônia, semana do bebê, esporte e cidadania, mudança climática e o impacto na vida das crianças e adolescentes e cultura e identidade, e ainda comunicação para a igualdade étnico racial.
A Seas, além de dar todo o suporte para a realização da capacitação, mantém uma articuladora estadual para continuamente acompanhar os trabalhos dos municípios com relação aos indicadores pertinentes às políticas públicas dos direitos das crianças e adolescentes. Para a articuladora estadual, do Sêlo Unicef, Evilásia Nunes, é muito importante a mobilização dos municípios para garantir os direitos das crianças e adolescentes, atendendo aos objetivos de desenvolvimento do milênio.
De acordo com a Secretária da Seas, Claudia Moura, o Estado tem um grande débito com as crianças e adolescentes e que cabe a área da assistência ser a grande articuladora entre as áreas de segurança, saúde e educação para assegurar os direitos desse segmento. “Temos que capacitar os profissionais dos municípios para que eles atuem firmemente na execução de políticas públicas melhorando os indicadores e a realidade de vida dos meninos e meninas da nossa região”, afirmou a Secretária.
Fonte: Ascom
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e