Sexta-feira, 1 de abril de 2011 - 17h45
Rio Branco(AC), 1/4/2011 - O Ministério Público do Trabalho em Rio Branco (AC), por meio de acordo firmado com as empresas que exploram o transporte coletivo na capital acriana, consegue recolocar no mercado de trabalho 60% dos empregados da empresa São Roque, que não obteve renovação da concessão que possuía para operar esse serviço. Das três empresas que compõe o sistema de transporte coletivo de Rio Branco (Real Norte, São Judas Tadeu e Via Verde) apenas a Via Verde não alcançou a meta estabelecida pelo Ministério Público do Trabalho no Acre para a contratação de 70% dos ex-empregados da Empresa São Roque.
Em audiência realizada na quarta-feira (30), na Procuradoria do Trabalho do Município (PTM) de Rio Branco, o procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira, constatou que as contratações já realizadas, conforme previsto em acordo com as empresas de transporte coletivo da cidade, correspondem a 60% do que ficou estabelecido para cumprimento pelas empresas e a autarquia encarregada de gestão do serviço vinculada à Prefeitura Municipal de Rio Branco.
Conforme definido nessa audiência, a empresa Via Verde terá prazo de 10 dias para contratar o restante dos trabalhadores que completará o percentual previsto no acordo firmado perante o MPT no Acre, devendo a comprovação das contratações por parte da empresa ser feita em nova audiência a ser realizada no dia 11 de abril, às 15 horas, na sede da Procuradoria do Trabalho em Rio Branco. A Via Verdade terá de admitir 26 trabalhadores para cumprir o compromisso firmado.
De acordo com o procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira “nota-se claramente o comprometimento das empresas do sistema em cumprir não só o que impõe a ordem econômica, mas sobretudo, o que positiva a Constituição no que diz respeito a função social da empresa.
Paralelamente a este processo de mediação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rio Branco ofereceu, em parceria com o SENAI, três cursos de qualificação com a finalidade de preparar para o mercado de trabalho os ex empregados da empresa São Roque que manifestaram o desejo de não mais integrar o sistema de transporte coletivo. Os cursos são: mecânico de motor álcool e gasolina, injeção eletrônica e eletricidade de autos. A primeira turma foi composta por 16 ex empregados da Empresa São Roque e deste universo o MPT já garantiu a contratação no término dos cursos de pelo menos um terço do efetivo, em virtude de parceria com empresas como a CITROEN e a empresa Real Norte. Outros cursos serão oferecido para os ex empregados no decorrer de 2011, totalizando 21 especialidades.
Ressalta o procurador do Trabalho Tiago Ranieri de Oliveira que “o intuito da qualificação é garantir um maior leque de oportunidades para os trabalhadores que tiveram os contratos rescindidos. No final de todo o processo, quem não foi contratado, no mínimo, estará apto para realizar um outro trabalho, em uma outra especialidade e acima de tudo qualificado”.
Fonte: Ministério Público do Trabalho em Rio Branco-AC
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) indicou ao Governo de Rondônia, em extenso à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a necessidade da dispo
Deputada Cristiane Lopes agradece ao Senado por barrar a PEC da Blindagem
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), por unanimidade, a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), qu
Deputado Alex Redano destaca importância da 2ª Marcha dos Vereadores de Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), destacou a importância da 2ª Marcha dos Vereadores