Sexta-feira, 6 de junho de 2014 - 18h01
O acesso à educação para o povo indígena Cinta Larga foi o tema de uma reunião na última quinta-feira, cinco de junho. O procurador da República Reginaldo Trindade, representantes da Universidade Federal (Unir), Instituto Federal de Educação (Ifro), Funai, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), outras instituições e lideranças indígenas trataram do sistema de cotas no ensino superior, cursos técnicos e projetos educacionais em benefício daquele povo indígena.
“A educação é a única forma de tirar aqueles indígenas da situação precária em que se encontram, com oportunidades de ingresso no ensino superior e capacitações voltadas para o desenvolvimento de alternativas econômicas”, disse o procurador.
A reitora da Unir, Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, disse que a instituição está em fase de estudos para a aprimoramento do sistema de cotas. A modificação foi uma sugestão do Ministério Público Federal (MPF) para que candidatos de cada grupo ético-social (indígenas, negros e pardos) disputem apenas com outros candidatos do mesmo grupo. Atualmente, indígenas, negros e pardos concorrem todos às mesmas vagas.
Segundo a reitora, a Unir também desenvolve o Programa Intercultural, no campus de Ji-Paraná, com 45 vagas para o curso de licenciatura em Educação, exclusivamente para indígenas. Para poder ampliar a quantidade de alunos, é necessário mais recurso do Ministério da Educação.
O Ifro informou durante a reunião que pode oferecer cursos de curta ou longa duração, dependendo das necessidades dos alunos. Quanto aos cursos superiores, o ingresso pode ser feito por meio de cotas etnico-sociais.
Funai, Unir, Ifro e Seduc enviarão ao MPF, em 15 dias, suas cartas de serviços para informar sobre o que cada instituição oferece e que pode ser útil ao povo Cinta Larga. A partir da apresentação dessas cartas de serviço, o MPF e os demais parceiros definirão estratégias para melhoria da educação da comunidade indígena.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland