Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MP-RO adere ao Programa Mulher Viver sem Violência


O Ministério Público de Rondônia formalizou, nesta sexta-feira (16/08), a adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência, desenvolvido pelo Governo Federal, que deverá ser executado, conjuntamente, por diversos órgãos e instituições públicas do Estado. O ato sela o início de um processo de implementação de um novo modelo de enfrentamento à violência contra as mulheres em Rondônia. O método tem como um dos eixos a construção da Casa da Mulher Brasileira.

A Casa é um espaço de acolhimento às mulheres em situação de violência, que amplia e articula os equipamentos públicos voltados à proteção das vítimas de violência, evitando que elas percorram um caminho fragmentado em busca de atendimento pelo Estado. O local deve reunir os serviços do MP, Judiciário, Defensoria Pública e outros órgãos.

O termo, que oficializa a adesão do Estado a esse modelo, foi assinado durante solenidade realizada no auditório do Edifício Pacaás Novos, pelo Governador do Estado, Daniel Pereira; pelo Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Walter Waltenberg Silva Jr., e pelo Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Édson de Lima.

Ao fazer uso da palavra, o Chefe do MP rondoniense falou da importância do programa para o Estado, destacando que a iniciativa visa tratar o problema da violência contra a mulher de uma forma mais célere, humana e acolhedora. “Nenhuma instituição do Estado consegue produzir resultados sozinha e, para o combate de um mal dessa magnitude, é necessário, sem sombra de dúvidas, a união de esforços. O Ministério Público de Rondônia seguirá se empenhando para que a redução dessa violência seja não uma expectativa, mas uma realidade e que os danos trazidos por esse problema sejam minimizados”, afirmou.

Presente à solenidade, a Promotora de Justiça de Combate à Violência Doméstica, Tânia Garcia Santiago, lembrou a articulação do MP, Judiciário e Estado para a implementação do Programa Mulher Viver sem Violência em Rondônia. “A assinatura do Termo de Adesão ao programa viabiliza o prosseguimento das tratativas entre o Governo do Estado, Município e União para o início das obras da Casa da Mulher Brasileira e desenvolvimento de políticas públicas locais que contemplem as outras ações do programa, propostas pelo Governo Federal. Hoje é um dia muito feliz”, ressaltou.

Estiveram presentes à cerimônia de assinatura, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Edílson de Sousa Silva, e o Juiz da Vara de Violência Doméstica, Álvaro Kálix Ferro, entre outras autoridades.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)