Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 - 05h10
O Ministério Público de Rondônia visitou na última segunda-feira (30), o centro de operação do sistema de videomonitoramento de segurança, implantado recentemente pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). O serviço consiste na vigilância eletrônica do perímetro urbano de Porto Velho, por meio de 80 câmeras instaladas em áreas estratégicas da cidade.
Estiveram no prédio da Sesdec para conhecer o sistema o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, juntamente com os Promotores de Justiça Pedro Wagner Almeida Pereira Júnior (Segurança Pública), Aluildo de Oliveira Leite (Urbanismo), Andréa Damacena Ferreira Engel (Meio Ambiente), Jefferson Marques Costa (12ª Promotoria) e Francisco Esmone Teixeira (Diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-CRI).
De acordo com o secretário-adjunto da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis, as câmeras têm capacidade para aproximação em até 432 vezes, sendo possível identificar com nitidez imagens suspeitas que estejam a até 300 metros, distância equivalente a três quadras. “O software permite ainda que o material gravado fique armazenado por 40 dias, tempo em que uma delegacia poderá requisitar as imagens visando solucionar um crime, por exemplo”, detalhou o perito Fábio Folly, ao apresentar o sistema de videomonitoramento aos integrantes do Ministério Público.
Ele explicou que a meta do governo é instalar 250 câmeras em Porto Velho até 2016. Os equipamentos servem de apoio para aumentar a presença do Estado e ampliar a sensação de segurança dos cidadãos. Isso porque as imagens geradas pelas câmeras são acompanhadas em tempo real por policiais militares de uma central instalada no prédio da Sesdec. De lá, a equipe aciona os policiais militares e civis, diante de situações suspeitas.
"O sistema é realmente muito eficiente, pois contribui para a prevenção e investigação de crimes. Parabenizamos a Secretaria pela concepção do projeto", disse o Procurador-Geral de Justiça, que aproveitou a ocasião para alinhavar parcerias relacionadas ao compartilhamento de imagens do videomonitoramento. Ao elogiarem o sistema, os Promotores de Justiça que participaram da visita solicitaram a relação das ruas onde os equipamentos foram instalados.
Compensação Usinas
Os recursos para implantação das câmeras fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura tecnológica de comunicação em alta velocidade, com dados, voz e imagem, o Infovia Giga Porto. Os valores são da ordem de R$ 3,5 milhões, oriundos das compensações da usina hidrelétrica de Santo Antônio.
Fonte: MPRO
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),