Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MORRE EX-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS


MORRE EX-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS - Gente de OpiniãoO ex-conselheiro Zizomar Procópio de Oliveira  faleceu na manhã desta quarta-feira, 19, no Hospital das Clínicas, em Porto Velho, onde se encontrava em tratamento, e o velório será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado. 

Amazonense, 64 anos completados em setembro, economista graduado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, casado, dois filhos, o ex-conselheiro Zizomar Procópio de Oliveira veio para Rondônia em 1979 trazido na equipe do coronel Jorge Teixeira de Oliveira, governador do Território Federal de Rondônia, que o nomeou Secretário de Finanças. 

Em 1º de fevereiro de 1982 foi nomeado pelo governador Jorge Teixeira para ser o titular da Secretaria de Estado da Fazenda e em 1983 foi um dos sete primeiros componentes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

O ex-conselheiro Zizomar Procópio de Oliveira exerceu por três vezes a presidência do Tribunal de Contas, nos períodos de 1984, 1992 e 1993, sendo vice-presidente por duas vezes, na primeira quando da implantação do TCE. 

Zizomar ainda prestou relevantes serviços ao estado de Rondônia, quando em 1994, voltou a ser Secretário de Fazenda do Estado, na gestão do ex-governador Osvaldo Piana.  Na época a sua missão, dentre outras, era comandar o projeto de organização fazendária, visando dotar a máquina administrativa de recursos tecnológicos  mais modernos e, principalmente ampliar a sua capacidade de trabalho e arredação, para prestar serviços de melhor qualidade, com maior rapidez, segurança, além da renovação e ampliação do seu parque de informática.  Na época, Zizomar iniciou um processo de revitalização administrativa que iria sincronizar o sistema de arrecadação do Estado e que envolveria Detran e o Portal da Amazônia em Vilhena.

MORRE EX-PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS - Gente de Opinião

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)