Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Projeto aprovado assegura recursos para convênios e ações da Secretaria de Estado da Justiça.


Parlamentares durante sessão ordinária (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Parlamentares durante sessão ordinária (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria do Poder Executivo. A proposta autoriza a abertura de crédito adicional por superávit financeiro no valor de R$ 3.717.897,72 em favor da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

De acordo com a mensagem encaminhada pelo Governo do Estado, os recursos são provenientes de saldos financeiros apurados em convênios firmados com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é assegurar a continuidade de projetos estruturantes e a regularização de obrigações decorrentes de convênios federais.

Entre as ações contempladas estão a implantação do Núcleo Especializado de Acompanhamento de Medidas Cautelares em Ji-Paraná, a estruturação do Patronato e Escritório Social em Porto Velho, o fortalecimento do Centro de Reintegração Social de Ariquemes, além de investimentos em inteligência penitenciária, videoconferências para audiências e visitas virtuais, capacitação de servidores e fortalecimento da execução penal em Rondônia.

Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, parte dos convênios encontra-se encerrada, exigindo a devolução de recursos à União dentro dos prazos legais. Ao mesmo tempo, projetos ainda em execução demandam disponibilidade orçamentária para manutenção das atividades e cumprimento das metas estabelecidas.

Com a aprovação da matéria, o Governo do Estado fica autorizado a realizar os ajustes orçamentários necessários para garantir a continuidade dos projetos e fortalecer as políticas públicas voltadas ao sistema de justiça e ressocialização em Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)