Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira quer transparência em processos de regularização de terras na Amazônia


 
Em discurso no plenário da Câmara na manhã desta sexta-feira, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) parabenizou o governo pelo envio à Câmara da Medida Provisória nº 458, que dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes das terras situadas na Amazônia Legal. Mas antecipou que é preciso um controle efetivo da sociedade brasileira e transparência sobre o processo de regularização, sobretudo em torno do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que vai coordenar o trabalho.

“Excelente medida!”, disse o deputado, ressaltando que o mérito da iniciativa do governo deve-se principalmente ao ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. “O ministro disse com muita propriedade que um dos grandes problemas que temos hoje na Amazônia é a questão fundiária, a falta de regularização das terras. E por que isso não acontece? Porque o INCRA está vencido, caiu em desuso, está ideologizado, não cumpre mais o seu papel, como fazia no passado, inclusive no meu Estado”, criticou.

Mesmo reconhecendo a importância dos demais ministérios, Moreira defendeu que a MP deveria ser executada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos. Na sua opinião, o governo já conseguiu avançar, tirando a matéria da alçada do INCRA, mas, por outro lado, erra ao colocá-la nas mãos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “É preciso um controle efetivo sobre esse processo, porque o MDA - não muito diferente do INCRA - é também hoje uma instituição ideologizada, que tem muita preocupação - além dos limites - com os chamados movimentos sociais”, alertou. “O meu receio é que, na hora de regularizar as terras da Amazônia, queiram discriminar: esse pode, aquele não pode, esse pode porque está dentro do nosso perfil, do que entendemos como correto, e aquele não pode porque é latifundiário...essa é a minha preocupação”, adiantou.

Moreira antecipou que já está concentrado nos estudos sobre a nova MP e pretende apresentar muitas emendas para melhorar o texto. Ele lembrou que até mesmo o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) reconhece a importância da proposta. “O ministro Minc, apesar do seu estrelismo — ele gosta muito da televisão, de subir no trator com a chibata na mão para ameaçar quem trabalha —, está reconhecendo que essa medida provisória tem bons olhos para a questão do meio ambiente. Do outro lado está o Ministro Reinhold Stephanes, mais uma vez saindo na frente e dizendo que esta medida provisória é importantíssima”, registrou. 

A discussão da nova Medida Provisória na Câmara dos Deputados está prevista para começar já na próxima semana.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)