Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira propõe mudança no sistema de autorização para serviços de balsas



O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) acaba de apresentar na Câmara um projeto de lei propondo a regulação do transporte terrestre e fluvial no Brasil. A principal mudança é a exigência de licitação nos processos de concessão de autorização para os serviços de balsas, em lugar do atual sistema de outorga.

A autorização por meio de outorga, na avaliação do deputado, “é um ato unilateral que tem como característica básica a precariedade e a discriocionalidade, sem prazo determinado para término, e normalmente sem regulação definida”. Essa falta de regras claras para o funcionamento das empresas gera abusos de preços, precariedade nos serviços (inclusive no que diz respeito à segurança dos usuários), monopólio e formação de cartéis.

Para Moreira Mendes, esses problemas ocorrem porque os balseiros não precisam se submeter a qualquer processo de licitação para operar o serviço, nem obedecer a uma política tarifária definida, ou seja, trabalham sem a devida fiscalização do Estado. Ele cita como exemplo o caso de duas pontes licitadas em Porto Velho (RO) ainda no ano 2000 e que até hoje não saíram do papel, porque os balseiros impedem o avanço do processo. “A construção dessas pontes em Porto Velho é prejudicial à categoria, pois a travessia de uma carreta chega a custar hoje R$ 180”, revela.

O poderoso lobby político dos balseiros não vem atuando apenas em Rondônia, diz Moreira Mendes, mas em todo o País, impedindo a construção de pontes que dão continuidade a várias rodovias estratégicas para o desenvolvimento nacional.

“A possibilidade de licitação permitirá estabelecer regras para a prestação do serviço, definir normas de segurança, tarifas, cláusulas de rompimento e de vencimento de contrato, além de assegurar a livre concorrência”, argumenta. A medida, segundo Moreira Mendes, garantirá a transparência necessária ao funcionamento das balsas e permitirá a fiscalização do Poder Público, gerando benefícios a toda sociedade.

Desprezo

A proposta que trata do funcionamento das balsas faz parte do Projeto de Lei n. 6479/2009, e, de acordo com o deputado, visa “corrigir um equívoco” da Lei n. 10.233/2001 (da reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre). O serviço a que se refere o projeto é o de navegação interior de travessia realizado (por meio de balsas) transversalmente aos cursos dos rios. “Não podemos mais aceitar que esse serviço, responsável por transportar meios essenciais à vida e à economia, seja abordado com tanto desprezo pelo Poder Público”, sustenta Moreira Mendes.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)