Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes propõe 18 emendas à MP da regularização fundiária



A Câmara dos Deputados já começou a analisar a Medida Provisória 458/09, que trata da regularização de terras na Amazônia Legal. A proposta recebeu 248 emendas. Dezoito delas foram apresentadas pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), que propõe, entre outras coisas, que seja beneficiado quem estiver de posse da terra desde dezembro de 2003, e não de dezembro de 2004, como prevê o texto original.

“Esse é um tema que me empolga muito. Não se consegue avançar - sobretudo na questão do meio ambiente - enquanto não houver uma regularização fundiária definitiva”, diz o deputado. Moreira reconhece que o governo federal deu um passo importante, mas ressalta que a proposta enviada à Câmara precisa ser aperfeiçoada. “As medidas que apresentei são justamente no sentido de melhorar o texto. Para isso, ouvi a secretaria de Agricultura de Rondônia, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e vários outros segmentos ligados ao assunto”.

Com relação à proposta de aumentar o prazo de transferência, sem licitação, dos terrenos, Moreira Mendes argumenta: “Quanto maior o prazo de ocupação, maior o número de propriedades a serem beneficiadas. Por isso é que eu proponho o prazo de regularização para 1º de dezembro de 2003, porque amplia a possibilidade de regularização de muito mais pessoas”.

 
Fiscalização

Para o deputado, além de aperfeiçoar o texto da lei, é necessário criar um mecanismo para fiscalizar o trabalho do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), órgão que ficará responsável pela regularização das terras. “O problema é que o governo confunde as coisas, valoriza muito aqueles que defendem o meio ambiente – que são chamados ‘do bem’ - e discrimina aqueles que trabalham na terra, os que produzem, os que têm as mãos calejadas – esses são os ‘do mal’. É preciso acabar com essa discriminação, e o primeiro passo é a regularização fundiária. Se criarmos um mecanismo de fiscalização do MDA, vamos ter um resultado positivo. Entretanto, sem a fiscalização - e continuando a questão nas mãos do INCRA -, não vamos a lugar nenhum”, resume.

De acordo com a MP 458, serão beneficiados com o título definitivo da terra todos os assentados rurais cujas propriedades não foram ainda regularizadas, até o limite de 1.500 hectares.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça apoio à Emancipação dos distritos de Rondônia em Audiência Pública na ALE-RO

Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Parlamentares aprovam R$ 3 milhões para premiação de escolas públicas com melhores índices de alfabetização

Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)