Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Monitoramento de febre aftosa é realizado no Estado


Desde a primeira semana de julho servidores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) vem executando atividades para o monitoramento da circulação do vírus da febre aftosa no Estado. 98% das propriedades selecionadas já foram vistoriadas. A previsão é que esta etapa se encerre na próxima semana. O último monitoramento no Estado foi realizado em 2010.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Prevenção de Febre Aftosa da Idaron, Márcio Petró, serão coletadas amostras de sangue de cerca de cinco mil animais entre seis e 12 meses em 157 propriedades rurais em todo o Estado, além da inspeção em bocas e patas destes animais e vistoria da área. O monitoramento é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em locais considerados livres de febre aftosa com vacinação.

O coordenador conta que as propriedades foram selecionadas através de um software desenvolvido pelo laboratório de estatística da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa.

Ele diz ainda que todas as amostras serão enviadas para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Os primeiros resultados estão previstos para o mês de novembro.

Segundo informações da Idaron, as campanhas de vacinação contra febre aftosa apresentam índices de quase 100%, sendo que após o período oficial, técnicos da Agência acompanham a vacinação em propriedades que o rebanho não foi vacinado.

“O produtor rural rondoniense é muito consciente do seu papel e da sua importância para manter Rondônia livre da doença e como um dos maiores exportadores de carne do país”, fala o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

O último caso de febre aftosa em Rondônia aconteceu em 1999 no município de Pimenteiras do Oeste e desde 2003 o Estado é livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Rondônia possui o sétimo maior rebanho bovino do país, com mais de 12,2 milhões de cabeças, sendo o quinto maior exportador de carne.

A próxima campanha de vacinação contra a doença ocorrerá entre 15 de outubro e 15 de novembro. Todos os bovinos e búfalos devem ser vacinados, independente da idade.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)