Sábado, 14 de março de 2009 - 20h59
O modelo de gestão de transporte intermunicipal, que será implantado em Rondônia, foi enviado para licitação, e o certame deve ocorrer no final do mês de abril. O modelo, que irá regulamentar a exploração dos serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros no estado, foi desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), depois de amplo levantamento a respeito das linhas em funcionamento e audiências públicas com a população e empresários do setor de transporte intermunicipal.
O diretor-geral do departamento, engenheiro Jacques Albagli, explicou que a regulamentação do transporte intermunicipal em Rondônia deveria ter ocorrido nas administrações anteriores, conforme determinação do Ministério Público. Como isso não aconteceu, o MP propôs, no último ano, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao DER para a realização da licitação. O órgão cumpriu todas as exigências e agora é só aguardar o certame, completou Albagli, acrescentando que a Operação Passageiro serviu como base de informação, a qual possibilitou o estudo de viabilidade técnica e econômica para o modelo de transporte. A Operação detectou o número de passageiros transportados de um município para outro.
Ainda conforme declaração do diretor, hoje o transporte intermunicipal está funcionando sem concorrência pública. Lembrou que as linhas intermunicipais foram originadas com o desmembramento dos municípios ao longo dos anos, e que a Constituição do Estado, criada em 1989, abria espaço para que as empresas transformassem suas autorizações em concessões e permissões estaduais. O governador Cassol exigiu celeridade neste modelo de transporte e agora tudo só depende da licitação, explanou.
As permissões precárias e as concessões foram vencendo, e os governos anteriores não realizaram o processo licitatório, agora exigido pelo MP. Em virtude dos contratos estarem vencidos, fica o DER impossibilitado de prestar serviço de qualidade à população, detalhou Albagli.
O diretor acrescentou também que neste período houve muitas denúncias pelo fato das empresas agirem sem contrato, ficando o DER vulnerável à pirataria no transporte.
Fonte: Nilson Nascimento
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos